A hostilidade do mundo se manifestará de maneira decisiva na vida de Jesus e Seus discípulos. Não são tempos de paz, seguir na missão requer austeridade.
“E Jesus lhes perguntou: Quando vos enviei sem bolsa, sem sacola, sem sandálias, faltou-vos alguma coisa? Eles responderam: Nada.”
Os tempos são de hostilidade, e por isso Jesus alerta Seus discípulos para o perigo que se aproxima. Peguem espadas! Comprem espadas! Peguem bolsa e sacola! Mas não textualmente, não objetivamente. É uma parábola curtinha, como Jesus sempre contava a Seus discípulos para explicar uma realidade.
Já que o Filho do Homem será entregue, a proteção dos discípulos não pode ser garantida, e é preciso que eles sobrevivam. Jesus não está ordenando nenhum ataque, muito menos formando uma milícia ou um exército. Mas não deseja que os seus pereçam à míngua por causa de sua ingenuidade, antes, confiando em Deus, exerçam seu ministério com segurança e saibam se defender do mundo. Ele precisarão prover as próprias necessidades e estarem alertas como quem tem uma espada; e se não souber como fazer, aprenda!
A hostilidade do mundo se manifestará de maneira decisiva na vida de Jesus e Seus discípulos. Não são tempos de paz, seguir na missão requer austeridade.
Austeridade na evangelização, austeridade em meio à tribulação, para que sobreviva a boa nova anunciada em seus corações e cresça a partir do nascimento da Igreja de Cristo.
Leia o trecho em Lc 22,35-38
Na Bíblia CNBB, página 1304
Título: A hora decisiva
Ordem
Lc 22,36-37
“Jesus continuou: Agora, porém, quem tiver bolsa, pague-a, do mesmo modo quem tiver sacola e quem não tiver espada, venda o manto para comprar uma. Pois eu vos digo: é preciso que se cumpra em mim a palavra da escritura. Ele foi contado entre os transgressores. O que foi dito ao meu respeito está se consumando.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A providência de Deus age dando e tirando.
Como posso pôr isso em prática?
Enfrentando o medo.