A mãe e os irmãos de Jesus são aqueles que ouvem a palavra de Deus e as põem em prática. Estes, sim, fazem parte da sua família.
“Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver”
A família de Jesus, sua mãe e seus irmãos. Ao ler isto, algum católico desavisado poderia entrar em conflito de fé por causa desses irmãos de Jesus que o evangelho revela.
Mas se for atento ao ensinamento da Igreja saberá que não se trata de irmãos de sangue, mas de outros parentes próximos a Ele. Sabe-se pela tradição que Maria e José não tiveram filhos de seu casamento a não ser Jesus, o Filho de Deus.
Também a Bíblia não traz, em nenhum momento, outros irmãos de Jesus, filhos de Maria e José. Aquele que é chamado Irmão do Senhor, o discipulo Tiago, não é filho de Maria.
Esses foram com Maria, sua mãe, para vê-lo. Mas ele estava ocupado ensinando e aproveitando-se desta visita, acrescentou o ensinamento a respeito da verdadeira família de Deus. São aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.
Ora, a primeira pessoa a ser elogiada foi a sua mãe, Maria. A serva do Senhor, a cheia de graça, a bendita entre as mulheres que, por sua humildade, alcançou a graça de Deus acima de todas as criaturas e, assim, o poderoso realizou maravilhas em seu ser.
A presença de Maria na vida de Jesus segundo os relatos da sagrada escritura é sempre cheia de significado e unção. Motivo de ensinamento, milagres, salvação e derramamento do Espírito Santo.
A mãe de Deus merece ser o exemplo o qual a temos atribuído, porque de fato ela o é: Santa Maria, mãe de Deus. Rogai por nós, pecadores. Agora e na hora de nossa morte, amém.
Leia o trecho em Lc 8, 19-21
Na Bíblia CNBB página 1281
Título: A verdadeira família de Jesus
Princípio Eterno
Lc 8, 21
“Ele respondeu: minha mãe e maus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Para pertencer a família de Deus não basta ser batizado, é preciso pôr em prática a sua palavra.
Como posso pôr isso em prática?
Atenção e obediência a palavra de Deus e, conhecendo a vontade de Deus, esforçar-me para vivê-la.