Diante da nossa vida, entre muitos afazeres, precisamos saber escolher e escolher a melhor parte, pois nem tudo vale a pena e só uma coisa é necessária.
“Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo serviço? Manda, pois, que ela venha me ajudar!”
Como escolher a melhor parte?
Marta e Maria eram as irmãs de Lázaro, aquele que Jesus ressuscitou dos mortos após quatro dias (Jo 11). Este texto, mostra-nos e a tradição da Igreja confirma que Marta e Maria tinham características distintas, mas ambas amavam Jesus igualmente. Marta era a que queria servir da melhor forma, deixando as coisas em ordem, providenciando tudo o que Jesus precisasse para ser bem acolhido. Maria, porém, é a que tinha a atenção voltada para Jesus, aquela que ficava aos seus pés ouvindo e adorando.
Mas quando Marta se irrita por estar sozinha arrumando as coisas, Jesus ensina que muitas coisas são, de fato, importantes, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada!
Mas nos perguntamos: se todo mundo agir como Maria, quem vai fazer as coisas? Então vamos aprender com as circunstâncias para discernir o que fazer. Jesus não morava na casa de Marta e Maria. Ele as visitou porque eram amigos.
É certo que, todos os dias, haviam tarefas a serem realizadas na casa delas, entretanto, não era todo dia que Jesus passava para visitá-las. Logo, quando Jesus diz que Maria escolheu a melhor parte, está nos falando que, ao recebemos a visita de Deus ou quando vamos visitá-lo através da oração, estamos com a melhor parte e devemos aproveitá-la vivendo intensamente, porque o restante do dia teremos afazeres inevitáveis.
Mas não só isso! A nossa vida passará aqui na Terra e nossa morada eterna com Jesus já está preparada no céu, e essa é a melhor parte! Saber escolher, já aqui na Terra, é a preparação para a morada no céu e essa escolha não nos será tirada!
Leia o trecho em Lc 10,38-42
Na Bíblia CNBB, página 1287
Título: Marta e Maria
Promessa
Lc 10,42
“No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada!”
Princípio Eterno
Lc 10,41-42a
“O Senhor, porém, lhe respondeu: Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Uma só coisa é necessária e muitas são importantes. Mas só a necessária não me será tirada…
Como posso pôr isso em prática?
Mt 6,33
“Buscai primeiro o reino de Jesus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão dadas em acréscimo.”