Evangelho de São Lucas > Leitura #357

O reino do homem forte

O reino do homem forte é o Reino de Deus. Seu reino não é dividido, e Ele é o homem forte que defende sua casa e expulsa todo mal.

#357O reino do homem forte

Créditos: PeteWill by GettyImages

“É pelo poder de Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios.”

O reino do homem forte chegou para destruir as forças do mal. Tem gente que não acredita, que acha que é invenção da Igreja, que as coisas se confundiam antigamente com problemas psicológicos e hoje com parapsicologia. Mas quem tem e já viu casos assim conhece o perigo e “ajunta” com Jesus para não “espalhar”.

De fato, Jesus venceu o mundo e todos os demônios, mas quem não ajunta com ele não pode ver nem perceber o mundo espiritual, e corre o risco de espalhar.

Aprendemos de Jesus que o salário do pecado é a morte, e que todo aquele que comete pecado é escravo dele, portanto, em pecado estamos afastados da graça da Deus e totalmente vulneráveis ao poder do mal.

Podemos ser afetados gravemente a posto de ter a nossa vida completamente envolvida no pecado, nos vícios, na maldade, na tristeza, nos sentimentos e sinais de morte. Só Jesus pode nos libertar. Felizmente, por pior que esteja a alma, enquanto houver vida haverá esperança, pois Jesus está a nossa procura e é o Homem forte suficiente para arrancar a armadura de satanás e libertar-nos de todo mal.

Voltemos para o reino do homem forte, voltemos para o Reino de Jesus!

Leia o trecho em Lc 11,14-26

Na Bíblia CNBB, página 1287-1288
Título: Jesus e Beelzebul

Princípios eternos

Lc 11,17-26

“Mas, conhecendo seus pensamentos, ele lhes disse: Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre a outra. Ora, se Satanás está dividido interiormente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então os vossos discípulos os expulsam? Por isso eles mesmos serão vossos juízes.

Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o reino de Deus já está em vós.

Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos.

Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha.

Quando o Espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso. Não o encontrando, diz: Vou voltar para minha casa de onde saí. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Para não me tornar adversário de Deus, preciso estar com ele, ajuntar com ele. Estarei assim forte e protegido do mal, e ele não retornará à minha vida.

Como posso pôr isso em prática?

Cuidar da minha vida de oração e buscar a intimidade com Deus no estudo da Palavra e no pensamento frequente das suas palavras.