Evangelho de São Lucas > Leitura #313

A vocação de um pecador

A vocação de um pecador público foi uma surpresa para os fariseus e escribas, mas Jesus revela a Sua predileção por ele, como um médico pelos doentes.

#313 A vocação de um pecador

Crédito: Liudmila Chernetska by GettyImages

“Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o.”

Parece que foi simples assim, mas não foi. Na verdade, aquele olhar de Jesus para Mateus – Levi – , foi tão penetrante que transformou seu coração. Podemos chamar isso de amor à primeira vista! Quem já fez a experiência do encontro pessoal com Jesus, conhece esse olhar, mesmo sem ter visto como Levi viu. Porque o amor de Deus nos enxerga como somos e, na situação em que estamos, Ele nos ama com um amor inigualável, incondicional. Um coletor de impostos equivale a um funcionário público corrupto dos nossos dias ou um político corrupto. Pessoas que, na opinião geral, não merecem qualquer confiança. Mas Jesus amou Levi, nesta situação, na coletoria de impostos, e o chamou.

Não é para os Justos, mas os pecadores

Este mesmo Levi, de tão feliz, deu um banquete em sua casa e chamou seus amigos, outros da mesma laia que ele e também fariseus e escribas, além dos discípulos de Jesus. Imagine o tamanho desse banquete! Mas ali mesmo, diante do questionamento dos fariseus e escribas, por causa da condição de pecador dos publicanos com quem Jesus fazia questão de sentar-se à mesa, Jesus ensina a que veio seu ministério: “Não é para os sãos, mas para os doentes. Não é para os Justos, mas os pecadores”.

Leia o trecho em Lucas 5, 27-32.

Na Bíblia CNBB; página 1276.

Título: Vocação de Levi

Ordem

Lc 5, 27b

“Segue-me.”

Princípios Eternos

Lc 5, 31

“Jesus respondeu: Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Será que não estou me considerando justo demais e perdendo a oportunidade de conversão?

Como posso pôr isso em prática?

Reconhecer que sou pecador, não estou pronto, preciso de conversão, preciso de Jesus! Procurar o sacerdote para uma boa confissão e retomar a caminhada na humildade de filho de Deus.