Anunciando o Reino de Deus, os discípulos foram enviados por Jesus dois a dois com instruções claras para que alcançassem a eficácia.
“O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os dois a dois à sua frente…”
Setenta e dois que foram à frente anunciando o Reino de Deus com instruções claras de não levar nada nas mãos que pudesse atrapalhar o anúncio da boa nova, nenhuma segurança. Nas casas que os acolherem, é para comer e beber do que tiverem. Levar a cura aos doentes e a libertação aos atormentados pelo demônio. Anunciando que o Reino de Deus está próximo.
Aqui está algo que é assustador: nas cidades que não os acolherem, a recomendação é de sacudir até a poeira dos pés contra essa cidade. O que significa que quem rejeita a boa nova de nada participa das graças do Reino de Deus nem mesmo um grãozinho de poeira preso às sandálias dos pregadores.
Quem for da paz, receberá a paz; e quem não for da paz, ela voltará para vós!
Leia o trecho em Lucas 10, 1-12.
Na bíblia CNBB; página 1285.
Título: Episódio dos setenta e dois.
Promessas
Lc 10, 6.12
“Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele, senão ela retornará para vós.”
“Eu vos digo, naquele dia Sodoma receberá sentença menos dura que aquela cidade.”
Ordens
Lc 10, 2b.3b-6.7-11
“Pedi, pois ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita.”
“Não levais bolsa, nem sacolas, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes dizei primeiro: a paz esteja nesta casa!”
“Permanecei naquela casa; comei e bebei do que tiverem porque o trabalhador tem direito ao seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes em numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: O Reino de Deus está próximo de vós. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o reino de Deus está próximo!”
Princípios eternos
Lc 10, 2a.3a
“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.”
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
As consequências do acolhimento ou rejeição do Evangelho são gravíssimas e importantíssimas para a salvação.
Como posso pôr isso em prática?
Vivendo cada dia na busca de encarnar o que prego e creio.