Evangelho de São Lucas > Leitura #338

Anunciar o Evangelho com autoridade

Anunciar o Evangelho com autoridade não significa apenas pregar e convencer as pessoas, mas sobretudo ser enviado pela autoridade constituída, a Igreja.

#338Anunciar o evangelho com autoridade

Créditos: fstop123 by GettyImages

“Jesus convocou os doze e deu-lhes autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças.”

Deu-lhes autoridade e mandou que fossem leves, livres para o anúncio do Evangelho. “Não leveis nada pelo caminho”.

As instruções de Jesus são bem claras e não deixam dúvidas quanto à postura que o evangelizador deve ter.

Anúncio, autoridade sobre os demônios, poder para curar os enfermos, esta é a graça que acompanha os missionários enviados por Jesus, os doze apóstolos. Hoje, esta autoridade se atualiza nos Bispos da Igreja, os sucessores dos apóstolos.

Na Igreja, existem partilha, escuta, compaixão, anúncio, comunhão. Mas, na questão de autoridade, não há democracia, mas hierarquia deixada por Jesus.

Juntamente com a Tradição, o Magistério (hierarquia da Igreja) mantém o povo de Deus no caminho do bom pastor, iluminados pela Sagrada Escritura.

Hoje, somos chamados a participar da mesma missão evangelizadora dos primeiros discípulos enviados em missão. Porque ainda há muitos precisando deste anúncio, e poucos para anunciar.

Leia o trecho em Lc 9,1-6

Na Bíblia CNBB, página 1283
Título: A missão dos doze

Ordens

Lc 9,3-5

“Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Os apóstolos são autoridade na Igreja, assim, ouvir o Magistério da Igreja é sabedoria e segurança no discernimento da Palavra de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Acolhendo, em minha casa e em meu coração, o ensinamento, a evangelização da Igreja.