Evangelho de São Lucas > Leitura #342

Entre a cruz e o mundo

Entre a cruz e o mundo existe a decisão que vai definindo seu futuro entre salvar-se e perder-se. A aparente contradição cristã é a chave da nossa salvação.

Créditos: Arquivo Canção Nova/ cançãonova.com

“Com efeito, de que adianta alguém ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se e a arruinar a si mesmo?”

Seguir Jesus é realmente exigente. É estar entre a cruz e o mundo! Não é um chamado para todos porque nem todo mundo está preparado, ou melhor, é vocacionado para seguir Jesus de modo específico e assumir sua missão no anúncio do Evangelho. Não é necessário seguir Jesus como discípulo para ser salvo, mas crer n’Ele e observar os seus mandamentos.

No entanto, há aqueles que são vocacionados, chamados para o seguimento de Jesus para auxiliá-lo em sua missão salvífica, e a esses o seguimento é indispensável e está intimamente ligado à própria salvação, pois o vocacionado foi criado por Deus para isso, sua missão está escrita em seu coração.

Mas para todos os cristãos vale a regra que Jesus usa neste trecho da palavra: “Quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida vai salvá-la”.

A cruz estará sempre lá, pois é a marca do salvador. Quem é batizado é na morte de Cristo que é batizado, para com Ele ressuscitar! O mundo também estará chamando, seduzindo, procurando a quem devorar. Cabe a nós a decisão de todos os dias entre a cruz e o mundo, para nos mantermos no caminho da salvação.

Assim, todos: vocacionados ou não, que forem de Cristo, devem carregar a sua cruz, “perdendo a vida” para ganhá-la na ressurreição.

Leia o trecho em Lucas 9, 23-27.

Na Bíblia CNBB; página 1284.

Título: Tomar a cruz e seguir Jesus.

Promessas

Lc 9, 24.26-27

“Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará.”

“Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos. Em verdade vos digo: alguns que estão aqui presentes não provarão a morte, sem antes terem visto o reino de Deus.”

Princípio Eterno

Lc 9, 23

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

“Quem perder sua vida por causa de mim a salvará!”

Como posso pôr isso em prática?

Consagrar minha vida para Jesus, no sim de cada dia, na cruz que levo nos ombros.