Evangelho de São Lucas > Leitura #418

Atitude de vigilância

Deus nos quer em atitude de vigilância. Por nós mesmos, para nossa salvação, pois os tempos serão difíceis e a nossa atenção será essencial.

#418 Atitude de vigilância

Créditos: Otakeja by GettyImages

“pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.”

Jesus está falando de uma forma de vigilância pouco usada, mas que é muito necessária: Não criar necessidades! Isto é, não encher a vida de afazeres e preocupações desnecessárias, não essenciais! Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós…”

Jesus fala que o coração fica pesado por causa dos excessos! Coisa demais! Supérfluo! Desnecessário! Isso deixa o coração pesado! Também a embriaguez e as preocupações da vida! E isso acontecerá com todos os habitantes da terra que não estiverem atentos aos sinais, serão pegos de surpresa como numa armadilha. Além dessa atenção, Jesus recomenda a oração para que escapemos desses dias maus! A oração será o nosso sustento, nossa salvação.

Deus nos quer em atitude de vigilância. Por nós mesmos, para nossa salvação, pois os tempos serão difíceis e a nossa atenção será essencial.

O que vamos fazer então? Dedicaremos nossa vida e nossos esforços para que? Trabalharemos e teremos nosso salário para que finalidade? Como investiremos em nosso futuro e qual será o foco? Sem a luz de Deus que nos ilumina de uma sabedoria superior a deste mundo, ficaremos condenados a escravidão do possuir e ser possuído pelas coisas e embriagados com elas cheio de excessos, cairemos como pagãos naqueles dias.

Mas aquele que está em Deus reveste-se do necessário e planeja o futuro com o essencial para que as gerações vindouras não se iludam com este mundo que é perecível, mas contemplem e esperem pelo céu que está reservado para nós.

Leia o trecho em Lc 21, 34-36

Na Bíblia CNBB, página 1303
Título: Exortação final: Vigilância

Ordem

Lc 21,34-36

Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Vigiai e orai.

Como posso pôr isso em prática?

Tornando isso um hábito. Hábito de vida. Projeto de vida.