Evangelho de São Lucas > Leitura #399

Terceiro anúncio da paixão

Bem que Jesus avisou, mas os discípulos não compreenderam o terceiro anúncio da Paixão. Parecia algo totalmente fora de questão, um erro nos planos.

#399Terceiro anúncio da paixão

Créditos: jchizhe by GettyImages

“Eles nada compreenderam de tudo isso: o sentido da palavra lhes ficava encoberto e eles não entendiam o que lhes era dito.”

Por que eles não entendiam? Esse foi o terceiro anúncio da Paixão! Talvez, se eles compreendessem, não teriam coragem de continuar seguindo Jesus ou, talvez, estivessem tão acostumados aos milagres e sinais que Jesus fazia que aquela conversa de sofrimento e morte e ressurreição não se aplicava ao Jesus que eles conheciam.

Mas o fato é que eles não entenderam e não queriam falar sobre a Paixão que Jesus anunciava. Nós somos bem assim, não é!? Quando se trata de Deus, “não podemos sofrer” ou “Ele precisa resolver meus problemas” para que assim eu tenha a prova de que “Ele está comigo”.

Não é bem assim e não é sempre assim. Jesus mesmo passou pela morte e ressuscitou. Essa foi a sua Paixão. Nós também carregaremos a nossa cruz, morreremos e, no último dia, Ele nos ressuscitará. Esse é o fundamento da nossa fé. Sem essa esperança, nosso cristianismo é blá-blá-blá de palavras adocicadas para nos fazer sentir melhor.

Leia o trecho em Lc 18, 31-34.

Na Bíblia CNBB; página 1298.
Título: Terceiro anúncio da paixão.

Promessas

Lc 18, 31-33

“Chamando de lado os doze, disse-lhes: Vede, estamos subindo para Jerusalém, e vai se cumprir tudo o que foi escrito pelos profetas sobre o Filho do Homem. Ele será entregue aos gentios, zombarão dele, o insultarão e nele cuspirão. Depois de o açoitar, vão matá-lo, mas no terceiro dia ele ressuscitará.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Crer que meu caminho é o mesmo que o de Cristo é uma urgência, já que preciso testemunhar com minha vida a salvação que d’Ele recebi.

Como posso pôr isso em prática?

Não reclamar de meus sofrimentos, mas suportá-los com a graça de Deus, procurando fazer o bem às pessoas ao meu redor.