Jesus é Senhor do sábado e traz a leitura adequada para o dia dedicado ao Senhor, hoje, o domingo, dia da ressurreição.
“Os fariseus disseram: porque fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
Os fariseus perguntavam isso porque ficaram muito incomodados com o fato de que os discípulos estivessem comendo espigas de milho enquanto passavam por um milharal em dia de sábado. Não era permitido, segundo eles, porque no sábado isso era trabalho.
Um pão que só os sacerdotes poderiam comer
Jesus conta uma história para eles, que deveriam conhecê-la, a respeito daquele que os fariseus jamais questionariam: Davi. Ele comeu o pão que era de Deus, o pão do templo, e deu aos seus companheiros. Um pão que só os sacerdotes poderiam comer. Jesus mostra assim, que a necessidade fez Davi pedir aos sacerdotes aquele pão, assim como fez os discípulos colherem espigas no sábado para matar a fome.
Aqui, Jesus encerra dizendo que o Filho do Homem é Senhor também do sábado, mas em outra passagem ele diz ainda: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Jesus é Senhor do sábado.
Assim, nós aprendemos que a lei de Deus não aprisiona ninguém, antes, liberta!
Leia o trecho em Lc 6,1-5
Na Bíblia CNBB, página 1277
Título: Arrancando espigas no sábado
Princípio Eterno
Lc 6,5
“E acrescentou: O Filho do Homem é Senhor também do sábado.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A lei de Deus não aprisiona ninguém, antes, liberta!
Como posso pôr isso em prática?
Observar minhas reações diante da vontade de Deus… Ela me traz a paz? Sinto-me livre para servir a Deus? Meus desejos, sonhos, sentimentos, intenções convergem para a vontade de Deus, estão voltados para a direção de Deus?