Evangelho de São Lucas > Leitura #319

Alegrias e tristezas

Alegrias e tristezas são anunciadas por Jesus a Seus discípulos; para quem não crê, parece uma loucura existencial e utópica, mas para quem crê é salvação.

#318Alegrias e tristezas

Créditos: picture by Getty Images

“Felizes vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.”

É o começo do Sermão da Montanha narrado por Lucas, é bem-aventurado quem padece, aqui, nesta Terra, crendo e esperando em Deus, pois a sua sorte mudará. Aqui, de modo particular, Jesus compara o rico ao pobre.

Quem é pobre neste mundo e está sofrendo por sua condição receberá a graça e a consolação de Deus, ao passo que o rico que esbanja e não olha o pobre já recebeu sua recompensa e nada terá para receber das mãos de Deus.

Por isso Jesus diz a uns: Felizes! E a outros: Ai de vós!

Cuidemos da nossa vida e do nosso proceder para não entrarmos nos ‘ais’ que Jesus está falando. Não é o seu dinheiro que o condenará, mas como você o usa ou se deixa usar por ele.

Leia o trecho em Lc 6,20-26

Na Bíblia CNBB, página 1277-1278
Título: Bem-aventuranças e ‘ais’.

Promessas

Lc 6,20-23.25-26

“Felizes vós que agora passais fome porque sereis saciados. Felizes vós que agora estais chorando porque haveis de rir. Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem, amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do homem. Alegrai-vos neste dia e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.”

“Ai de vós que agora estais rindo porque ficareis de luto e chorareis! Ai de vós quando todos falarem bem de vós pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas.”

Princípios Eternos

Lc 6, 20b.24

“Felizes vós, os pobres porque vosso é o Reino de Deus.”

“Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu preciso entrar na graça das bem-aventuranças

Como posso pôr isso em prática?

Buscar a humildade de escutar a Palavra de Deus.