Evangelho de São Lucas > Leitura #353

O ato de amar

O ato de amar no cristianismo está muito acima do que sentimos e, muitas vezes, nem passa por eles, mas sempre nos movimenta para Deus e para o próximo.

#353 O ato de amar

Créditos: Zinkevych by Getty Images

“E quem é o meu próximo?”

Jesus revela-se a Si mesmo nesta parábola do Bom Samaritano e deixa claro que não há como separar o ato de amar a Deus do ato de amar o próximo. É o mesmo mandamento de amor.

Alguém poderia ter dúvidas com relação a quem seria o próximo, mas agora Jesus deixou bem claro que o próximo pode ser qualquer pessoa que precise de mim, que eu me compadeça e ame, que eu possa fazer alguma coisa por ela, sem preocupação com sua cor, grau social, aparência, dignidade ou merecimento.

Jesus fez isso por mim e por você! Todos nós fomos deixados à beira da estrada meio mortos, por causa do pecado. Foi satanás quem assaltou a todos nós!

Mas Jesus, o Bom Samaritano, desceu do céu para nos colocar em seus ombros como o Bom Pastor, lavando nossas feridas e curando-as com seu sangue redentor. Carregando os nossos pecados nos concedeu a vida eterna por sua morte e ressurreição. Nós não somos capazes de fazer isso pela humanidade, mas por nosso próximo, sim!

“Vai, e faze tu a mesma coisa!”

O ato de amar passa por mim. O ato de amar passa por você. O ato de amar passa pela Igreja. Assim, a Igreja é como esta pensão de Deus que tem cuidado dos feridos pelo pecado e devolvido santos para o céu.

Leia o trecho em Lc 10, 25-37

Na Bíblia CNBB; página 1286.
Título: O principal mandamento. O Bom Samaritano.

Ordens

Lc 10 27-28. 27b

“Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!”

“Jesus lhe disse: Respondeste corretamente. Faze isto e viverás!”

“Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu a mesma coisa.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Meu amor pelo próximo precisa ter ‘cheiro de gente’, precisa tocar nas realidades do meu irmão, precisa ajudar efetivamente e afetivamente para que seja verdadeiro e não somente palavras.

Como posso pôr isso em prática?

Perguntar-me: quem passa necessidade perto de mim? Como posso ajudar?

Agir: não esperar que me peçam, mas chegar com a ajuda ao meu próximo.