Evangelho de São Lucas > Leitura #379

O convite de Deus

O convite de Deus para a humanidade está em vigor enquanto vivermos neste mundo. Ele nos quer em Sua casa, na eternidade, na alegria de Seu grande banquete.

#379 O convite de Deus

créditos: Srdjanns74 by GettyImages

“Feliz quem como o pão no Reino de Deus!”

O convite de Deus é para irmos morar no Céu, mas será que todo mundo que ir para lá? Por incrível que pareça, nem todos aceitam o convite de Deus para o Seu banquete. Preferem seus próprios planos, suas próprias compensações e consolações.

Nesta parábola, o Senhor resume a história de salvação e a rejeição de muitos do Seu povo ao convite para o banquete, justamente no momento em que ele ficou pronto, ou seja, quando veio o Filho do Homem, o Messias, Jesus.

A preferência de Deus

Assim, a preferência de Deus são os pobres, aleijados, cegos, coxos, marginalizados. E como esses não são o suficiente para encher a sua casa, ele “obriga” os que encontra nas ruas, o que significa também a preferência e a abertura para os povos pagãos. Era o cenário da pregação de Jesus naquele momento.

Não é que Deus só agora estava pensando na salvação de toda a humanidade, mas aquela parábola dizia: “Meu povo não quis o banquete, então outros terão prioridade. E quem me rejeitou não entrará em minha casa”.

Jesus deu a Sua vida por todos para a remissão dos pecados e de todos os pecadores do mundo inteiro. Mas a prioridade deixou de ser dos judeus, e agora o convite é para aqueles que creem no nome de Jesus e O seguem com seu testemunho da vida.

Enquanto houver sopro de vida, haverá esperança, mas depois de uma vida inteira rejeitando o convite de Deus, haverá fé para crer n’Ele antes do último suspiro?

Leia o trecho em Lc 14,15-24

Na Bíblia CNBB, página 1293
Título: Os convidados do banquete

Princípios Eternos

Lc 14, 15-24

“Tendo ouvido isso, um dos que estavam junto à mesa disse a Jesus: “Feliz quem como o pão no Reino de Deus!” Ele respondeu: “Alguém deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete mandou seu servo dizer aos convidados: Vinde! Tudo está pronto. Mas todos, um a um começaram a dar desculpas. O primeiro disse: comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço que me desculpes. Um outro explicou: comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço que me desculpes. Um terceiro justificou: Acabo de me casar por isso não posso ir. O servo voltou e contou tudo a seu Senhor. Então o dono da casa ficou irritado e disse ao servo: Saí depressa pelas praças e ruas da cidade. Trazei para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. E quando o servo comunicou: Senhor, o que me mandaste fazer foi feito e ainda há lugar, o senhor ordenou ao servo: Saí pelas estradas e pelos cercados e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Cuidado para não colocar seus afazeres, sonhos e projetos à frente da vontade de Deus!

Como posso pôr isso em prática?

Acostumar-me a ouvir a voz de Deus e obedecer-Lhe desde as pequenas coisas, para que consiga ser fiel nas grandes!