O servo fiel é aquele que conhece a vontade do seu senhor e a põe em prática. Ele está atento a tudo o que lhe foi confiado e será recompensado por isso.
“Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.”
Agindo assim, como o servo fiel, devemos estar atentos às necessidades da Igreja e das pessoas a ele confiadas, animando na fidelidade e encorajando os irmãos na fé. É isso que se espera de todos aqueles que estão a serviço do evangelho e, sobretudo, no pastoreio de outros irmãos na fé.
É fundamental conhecer a vontade do seu Senhor para lhe corresponder as expectativas. O servo fiel busca e preserva a intimidade com Deus, para assim, permanecer ligado e atento às suas orientações. Sua identidade e a missão estão enraizadas no seu chamado, portanto, cumprir essa vocação é realizar sua missão.
No entanto, não será possível ser ou permanecer um servo fiel, se a preocupação ou o abatimento com a demora do Senhor pegar o seu coração e sua mente como uma armadilha. A fé nas palavras do seu Senhor precisa ser inabalável, pois Ele voltará como disse, ainda que esteja demorando aos nossos olhos.
São Pedro, em sua carta, diz que esta demora, na verdade, é a ação da paciência de Deus para conosco (Cf II Pd 3, 9). Então, o que estamos esperando? Vamos fazer o que nos cabe e bem feito! Porque o Senhor voltará!
Leia o trecho em Lc 12, 41-53.
Na bíblia CNBB; página 1290.
Título: O servo fiel e atento.
Promessas
Lc 12, 44-48
“Em verdade em verdade vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: meu senhor está demorando e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o expluirá e o imporá a sorte dos infiéis.
O servo que, conhecendo a vontade do seu Senhor nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. O servo, porém que não conhecendo essa vontade, fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado muito será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!”
Princípios eternos
Lc 12, 48b
“Portanto, todo aquele a quem muito foi dado muito será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
É fundamental conhecer a vontade do meu senhor para lhe ser útil, agradável e fiel.
Como posso pôr isso em prática?
Atenção precisa estar entre as minhas prioridades, a fim de que eu conheça e perceba a ação e a vontade de Deus para minha vida e vocação.