Evangelho de São Lucas > Leitura #372

Os frutos que Deus espera de nós

Os frutos que Deus espera de nós são aqueles que nascemos para gerar. Nada além de nossas forças, possibilidades ou dons. Só precisamos realizar a nossa parte.

#372 Os frutos que Deus espera de nós

Créditos: Gudella by GettyImages

“Vou cavar em volta e por adubo. Pode ser que venha a dar fruto.”

Foi para dar frutos que Deus plantou uma figueira em sua vinha! Algo curioso, pois já que a plantação é de uvas, o que uma figueira está fazendo ali? No entanto, estando plantada, o senhor da vinha espera os frutos. E não foi exigido da figueira que desse uvas, mas figos, o que ela não tinha.

Essa figueira é Israel, o povo eleito no mundo em meio a humanidade. Sendo povo eleito, é diferente dos demais, separado, santo, especial. Este povo foi marcado por Deus por uma aliança inquebrável, indissolúvel. Um povo que Deus amou tanto, a ponto de enviar sempre mensageiros para o curar, guiar, proteger.

Os frutos não vieram

Com o passar do tempo, o povo de Deus, tão numeroso e abençoado, foi se contaminando com falsos deuses, culturas pagãs, desobediência às leis de Deus e grandes pecados. Os frutos não vieram. A santidade, à qual o povo de Deus é chamado, já não habitava em suas casas e em seus corações. Alguns poucos eram fiéis, e o povo carecia de referências. Mas graças a fidelidade de Deus e ao grande amor que Ele tem por Seu povo, na plenitude dos tempos, Ele enviou Seu próprio Filho para salvar a humanidade inteira, começando por Israel e chegando até nós. O adubo surtiu efeito. Jesus nos salvou.

Hoje, quem O seguir, quem estiver enxertado n’Ele dará frutos. (cf Jo 15). Eu e você somos figura de Israel, desta figueira na vinha. Nós podemos dar muitos frutos se nos ligarmos ao Senhor, mas não daremos nenhum fruto se nos afastarmos dele. É fundamental alimentarmos a nossa fé com a oração e as boas obras, sem esquecer da Palavra de Deus, pois por ele conheceremos a vontade de Deus cada dia da nossa vida.

Leia o trecho em Lc 13,6-9

Na Bíblia CNBB, página 1291
Título: A figueira estéril

*Não tem princípios eternos, ordens e promessas.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus está adubando com o Seu Espírito Santo, e quer que eu dê frutos. Ele me dá mais um chance.

Como posso pôr isso em prática?

Entregar-me à oração, clamando o derramamento do Espírito Santo sobre mim.