Evangelho de São Lucas > Leitura #405

O Templo de Deus é casa de oração

O templo de Deus é casa de oração e não pode ser outra coisa. Nele não há espaço para comércio, tampouco para negociação das coisas sagradas.

#405O Templo de Deus é casa de oração

Créditos: allanswart by GettyImages

“Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo.”

Jesus expulsou os que vendiam no templo, porque o templo de Deus é casa de oração. Eles estavam fazendo o que não era permitido, não só no sábado, mas em dia algum da semana.

Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões.”

O povo se admirava e se maravilhava com tudo o que Jesus fazia, já os grandes e notáveis e os chefes do povo, queriam matá-Lo!

Mas essa mesma situação acontece dentro de nós e ao nosso redor quando Jesus entra em nossa vida. Uma vez que O conhecemos, que temos nosso encontro Pessoal com Ele, tornamo-nos conscientes de que somos casa de oração.

Jesus sempre tem essa atitude conosco. Somos templo de Deus, sua casa. Ele expulsa do nosso coração o que não deve ficar ali: raiva, ressentimento, medo, inveja, rivalidades, mentiras e outras coisas semelhantes. Isso lava, limpa o nosso coração, torna-nos leves e livres diante de Deus! Devolve-nos a originalidade, faz de nós casa de oração, encontro com Deus.

Mas o homem e a mulher velha não querem isso. O tentador, Satanás, não quer isso. Muitas pessoas ao nosso redor ou que convivem conosco não querem isso por não terem conhecido Deus ou estarem envolvidos pelo pecado, e por isso O rejeitam. Eles combatem contra Jesus e contra a nossa decisão de estar com Deus. São como os grandes do povo que procuram matar Jesus. Querem matar a nossa fé em Deus e nos atrair de volta para a sujeira do pecado.

Se permanecermos com Jesus, seremos como lâmpadas em candelabros, iluminaremos nas trevas, seremos como sal na comida, dando sabor às realidades presentes. Seremos como fermento na massa, fazendo crescer a fé, sem que percebam de onde vem a força. Seremos casa de oração, onde Deus habita. Não só venceremos o mal em nós, mas atrairemos outros tantos para Deus.

Leia o trecho em Lc 19,44-48

Na Bíblia CNBB, página 1300
Título: Expulsão do comércio e ensino no templo

Promessas

Lc 19,46

Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se permanecermos com Jesus, eles não poderão entrar no templo de Deus, e quem tentar, será expulso por Jesus!

Como posso pôr isso em prática?

Nunca abandonar a oração. Rezar todos os dias. Rezar com sinceridade. Rezar com humildade. Rezar com confiança.