Para sermos conhecedores dos mistérios do Reino de Deus precisamos ser ouvintes atentos e de coração simples, para penetrar o Seu entendimento.
“A vós, foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. A outros, porém, só por meio de parábolas…”
Os discípulos de Jesus estavam com dificuldades para compreender essa primeira parábola, mas logo o Mestre lhes vem em socorro esclarecendo os mistérios do reino de Deus.
A semente é a Palavra e o terreno são as pessoas. Cada pessoa acolhe a Palavra de uma forma e disso depende a ação de Deus na vida dela. A semente é sempre boa a capaz de dar frutos ao seu tempo, mas se cai num terreno ruim, não se desenvolve o bastante.
Hoje em dia, o que mais acontece é a semente encontrar terrenos à beira do caminho. Gente que sequer dá ouvidos à Palavra, e satanás logo rouba o que foi anunciado. São péssimos ouvintes, distraídos, antenados em tudo e ligados a nada.
Também é grande o número de pessoas que acolhem a Palavra com alegria, principalmente quando acompanhada de sinais e milagres. Mas, sem raízes na fé, desistem logo que alguém apresenta-lhes outra ideia ou palavras bonitas vindas de outras doutrinas, gurus e ideologias.
O que falar do terreno espinhoso? São os cristãos divididos entre as coisas de Deus e as coisas do mundo.
Eles tem a Palavra, mas o respeito humano, a vaidade e as paixões também agem poderosamente em seu coração e nada cresce. Vivem mornos na fé. Sem obras, só palavras.
A terra boa gera frutos, e muitos! Graças à acolhida e à perseverança em cultivar a semente recebida, que cresce sempre mais porque é divina, um coração acolhedor vai transformando as realidades da pessoa, santificando-a dia após dia.
São os cristãos perseverantes, os que lutam pela santidade própria e a dos outros também.
Leia o trecho em Lc 8, 9-15
Na Bíblia CNBB; página 1281;
Título: Explicação da parábola do semeador;
Princípios Eternos
Lc 8, 10-15
“A vós, foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. A outros, porém, só por meio de parábolas, de modo que, olhando, não enxerguem e , ouvindo, não entendam.
A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que caem a beira do caminho são os que escuta, mas logo vem o diabo a rouba a palavra do seu coração, para que não acreditem e não se salvem. Os que ficam sobre as pedras são os que ouvem e acolhem a palavra com alegria, mas não tem raízes. Por um momento acreditam mas quando chega a tentação, desistem. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que escutam, mas vivendo em maio as preocupações, as riquezas e os prazeres da vida, são sufocados e não chegam a amadurecer. Os que caíram em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a palavra e dão fruto pela perseverança.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Um coração bom e generoso é o que Deus quer de mim.
Como posso pôr isso em prática?
Começa pela disposição. Abandonando todo egoísmo e orgulho, acolher a vontade de Deus, ainda que me seja contrária.