Quando o sal perde o sabor, fica sem nenhuma utilidade. Para ele é tudo ou nada: ou salga ou não serve. Os cristãos são chamados a ser sal ou devem mudar de nome.
“O sal é bom. Mas se até o sal perder o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem para aterra nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
É duro, mas é real. O sal é uma das substâncias mais fortes que conhecemos por causa do seu sabor. E nem precisa muito para sentirmos seu poder de salgar. Jesus afirma: o sal é bom. E, em outra passagem, nos diz que somos o sal da terra. Nós, cristãos!
Se o sal perde o sabor
Mas se o sal perde o sabor, não serve mais para nada, pois sua única serventia foi perdida. Só resta lançar fora como lixo. Que terrível! Mas será assim conosco, a exemplo da parábola da figueira onde o agricultor lança fora todo ramo que não dá fruto, e ainda como a parábola do joio e do trigo, cujo joio é amarrado em feixes e lançado fora onde é queimado, também o sal que perder o sabor, que não salgar, não servirá! Por isso: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”.
Somos chamados a evangelizar, temos a mesma missão de Jesus, fomos enviados por Ele e, se não vivermos como tal, já não somos dignos da empunhar o estandarte da cruz. Já não temos o direito de usar o nome de cristãos.
Mas, graças à imensa misericórdia de Deus, temos ainda tempo para salgar este mundo. Se temos perdido o sal, voltemos à fonte, que é o Senhor de onde vem toda graça. Abasteçamo-nos do Espírito Santo, que nos garante o sucesso da evangelização!
Leia o trecho em Lc 14, 34-35.
Na Bíblia CNBB; página 1293.
Título: O sal
Ordem
Lc 14, 35b
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Princípio Eterno
Lc 14, 34-35a
“O sal é bom. Mas se até o sal perder o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem para aterra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Tenho sido sal da terra? Ou o meu sabor está se perdendo no mundo?
Sal só tem utilidade se salgar! É em Deus que o cristão tem sua força.
Como posso pôr isso em prática?
Depender de Deus em tudo! Depender do Espírito Santo para todas as coisas, sobretudo para a ação evangelizadora.