A escuta é fundamental para acolhermos a palavra de Deus. Não basta ter ouvidos, é preciso que ouçamos com atenção, para darmos frutos.
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Jesus explica que existem muitos destinos para a palavra de Deus quando dirigida aos homens. Dependendo de sua atitude e acolhida, a Palavra semeada no coração do homem produz ou não frutos para sua salvação. Jesus mostra que é preciso estar atento a este anúncio por isso começa o seu ensinamento com uma advertência: Escutai!
Sim, este é o verbo mais importante de todos: escutar! Quem não escuta, não pode obedecer, não pode compreender a palavra e por isso mesmo não pode ser salvo por ela. Escutar esta palavra é o fundamento de todas as outras porque muitas coisas Deus vai falar, mas nem tudo seremos capazes de ouvir, de acolher ou de corresponder.
Que terreno é esse que o semeador está semeando? Aquele despreparado, à beira do caminho? Será o que está cheio de pedras? Ou ainda o terreno infestado de espinhos? Se for o terreno que está preparado, a terra boa, feliz és tu por isso, estás no agrado de Deus!
Leia o trecho em Mc 4, 1-9
Na Bíblia cnbb página 1246
Título: Parábola do semeador
Ordens
Mc 4, 3a
“Escutai!”
Mc 4, 9
“E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Princípios eternos
Mc 4, 3b-8
“O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e os passarinhos vieram e comeram. Outra parte caiu em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol saiu, a semente se queimou e secou, porque não tinha raízes. Outra parte caiu no meio dos espinhos, estes cresceram e a sufocaram, e por isso não deu fruto. E outras sementes caíram em terra boa; brotaram, cresceram e deram frutos: trinta, sessenta e até cem por um.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
O mais importante é escutar a voz de Deus. Escutar para poder crer, obedecer, realizar a sua vontade.
Como posso pôr isso em pratica?
Silenciar-me e colocar-me à escuta de Deus.