A presença libertadora de Jesus na vida de um homem isolado e possuído por uma legião de Demônios, mostra que a nossa libertação não está no esquecimento de Deus.
“Espírito impuro, sai deste homem!”
Uma libertação maravilhosa e espantosa para aqueles que conheciam o homem que tinha sido possesso. Aquele que morava no cemitério, que arrebentava cordas, correntes, grilhões e ninguém podiam segurar. Mas quando Jesus chegou, e foi ali só para isso, ele foi liberto.
Já era espantoso ver a libertação de uma pessoa possuída por um espírito imundo, imagina uma legião? Mas foi o que a presença de Jesus faz na vida daquele homem, de tão poderosa e invencível! A legião se jogou aos pés de Jesus para suplicar que não os expulsasse, pois se Jesus o quisesse, seria inevitável.
Curioso é o fato de Jesus atender ao desejo deles de ir para os porcos, – cerca de dois mil —, que passavam por ali. Para os Judeus os porcos eram a imagem da impureza e da maldição, e essa passagem mostra claramente em qual situação se encontrava aquele homem e como foi grande a libertação na sua vida.
Mas como aquela região era pagã, mesmo diante de tamanho sinal, eles, com medo, pediram a Jesus que fosse embora de sua região. Também porque perderam seus porcos. Jesus causou, e isso é um símbolo importante, uma libertação na cultura de morte e impureza daqueles criadores de porcos, não pelos porcos, mas pelo que significavam. Mas eles preferiram que Jesus fosse embora.
A esperança então permaneceu na vida daquele homem liberto da legião, pois passaria a ser um testemunho vivo do que Jesus pode fazer na vida de uma pessoa, por pior que ela pareça ser.
Leia o trecho em Mc 5, 1-20
Na Bíblia cnbb página 1247-1248
Título: O possesso de Gerasa
Ordens
Mc 5, 8
“Jesus, porém disse-lhe: Espírito impuro, sai deste homem!”
Mc 5, 19
“Jesus porém não permitiu, mas disse-lhe: Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti!”.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Jesus pode me libertar de qualquer opressão, qualquer prisão, qualquer tipo de mal. Eu sou chamado a cultivar o que é puro e santo para ser puro e santo.
Como posso pôr isso em prática?
Buscar as coisas de Deus e rejeitar o que é do mundo.