Evangelho de São Marcos > Leitura #123

A presença libertadora de Jesus

A presença libertadora de Jesus na vida de um homem isolado e possuído por uma legião de Demônios, mostra que a nossa libertação não está no esquecimento de Deus.

 

Créditos: niromaks

Espírito impuro, sai deste homem!”

Uma libertação maravilhosa e espantosa para aqueles que conheciam o homem que tinha sido possesso. Aquele que morava no cemitério, que arrebentava cordas, correntes, grilhões e ninguém podiam segurar. Mas quando Jesus chegou, e foi ali só para isso, ele foi liberto.

Já era espantoso ver a libertação de uma pessoa possuída por um espírito imundo, imagina uma legião? Mas foi o que a presença de Jesus faz na vida daquele homem, de tão poderosa e invencível! A legião se jogou aos pés de Jesus para suplicar que não os expulsasse, pois se Jesus o quisesse, seria inevitável.

Curioso é o fato de Jesus atender ao desejo deles de ir para os porcos, – cerca de dois mil —, que passavam por ali. Para os Judeus os porcos eram a imagem da impureza e da maldição, e essa passagem mostra claramente em qual situação se encontrava aquele homem e como foi grande a libertação na sua vida.

Mas como aquela região era pagã, mesmo diante de tamanho sinal, eles, com medo, pediram a Jesus que fosse embora de sua região. Também porque perderam seus porcos. Jesus causou, e isso é um símbolo importante, uma libertação na cultura de morte e impureza daqueles criadores de porcos, não pelos porcos, mas pelo que significavam. Mas eles preferiram que Jesus fosse embora.

A esperança então permaneceu na vida daquele homem liberto da legião, pois passaria a ser um testemunho vivo do que Jesus pode fazer na vida de uma pessoa, por pior que ela pareça ser.

Leia o trecho em Mc 5, 1-20

Na Bíblia cnbb página 1247-1248

Título: O possesso de Gerasa

Ordens

Mc 5, 8

Jesus, porém disse-lhe: Espírito impuro, sai deste homem!”

Mc 5, 19

Jesus porém não permitiu, mas disse-lhe: Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti!”.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Jesus pode me libertar de qualquer opressão, qualquer prisão, qualquer tipo de mal. Eu sou chamado a cultivar o que é puro e santo para ser puro e santo.

Como posso pôr isso em prática?

Buscar as coisas de Deus e rejeitar o que é do mundo.