Evangelho de São Marcos > Leitura #163

Amar a Deus acima de tudo

Amar a Deus, acima de tudo, é o principal mandamento que Ele nos deu. Para quem não crê, é uma tirania. Para quem crê, é sentido e salvação.

crédito – alesouzaphotos

 

Ouve Israel! O Senhor nosso Deus é um só.”

Um escriba, homem conhecedor da lei, ousa se aproximar de Jesus para lhe fazer uma pergunta, justamente após ter ouvido as respostas que Ele deu aos Saduceus e mestres da lei. Mas ele quer checar se Jesus é só um bom orador ou se teme a Deus como diz. A pergunta é a mais importante que poderia fazer, pois declarar que ama a Deus com propriedade implica em testemunhar isso publicamente. Tão impressionado ficou o Saduceu com a resposta de Jesus, pois não falava como os fariseus ou da boca para fora. Sua vida é o transbordamento deste mandamento. Para aquele homem perceber que aquele mandamento era maior que qualquer holocausto ou sacrifício era, sem dúvida, o caminho de salvação no qual Jesus o queria.

Jesus, porém, com sua Paixão, Morte e ressurreição estava para inaugurar uma nova aliança. Aquela que finalmente poria o homem em condições de honrar a aliança com Deus. Nele feito homem a aliança se cumpre dando a vida por nós. A nossa vida deve seguir este caminho. Amar a Deus! Mas há uma maneira de amar a Deus e este é o maior mandamento. Não se ama a Deus de qualquer jeito. Não se ama a Deus nem mesmo como amamos os mais amados, as pessoas mais caras.

“De todo coração, com toda alma, com todo entendimento e com toda força!”. Não é só amar com aquele amorzinho romântico, é com amor de Paixão! A mesma do crucificado, a mesma de Jesus!

Leia o trecho em Marcos 12, 28-34.

Na Bíblia CNBB, página 1259.

Título: O Principal mandamento.

Ordens

Marcos 12, 29-31:

Ouve Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o senhor, teu Deus, de todo teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força! E o segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes.”

Princípios eternos

Marcos 12, 33:

Amar a Deus de todo coração, com toda mente e com toda força e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Ama teu Deus com todas as tuas faculdades sem reserva…

Como posso colocar isso em prática?

Unido a Deus em tudo o que faço.