Evangelho de São Marcos > Leitura #132

O que é impuro vem de dentro

O que é impuro vem de dentro e não de fora de nós. Se há maldade ao nosso redor, a decisão de ser mal ou bom sempre começa no coração.

Créditos: Jolygon

Escutai-me, vós todos e compreendei!”.

Jesus dá mais uma aula para o povo e seus discípulos, mas eles não entendem. Vem de dentro do homem, produzido por ele mesmo, o que há de mal e insensato. O pecado! É isso que torna o homem impuro. Não é deixar de lavar as mãos conforme a tradição ou comer carne de animais considerados impuros pela tradição Judaica, mas antes, é o que sai do coração do homem.

Para nós, hoje isso é bem claro. Conseguimos compreender que não existe alimento impuro ou falta de higiene bastante para nos fazer culpáveis de pecado, mas é o que fazemos ou não moralmente e as nossas más intenções. Jesus alerta: Escutai-me, vós todos e compreendei!

Para que nós não nos enganemos vivendo uma vida como se nada disso fosse importante para nossa salvação. É hora de conversão.

Leia o trecho em Mc 7, 11-23

Na Bíblia cnbb página 1251

Título: O que é impuro vem de dentro

Ordens

Mc 7, 14b

Escutai-me, vós todos e compreendei!”

Princípios eternos

Mc 7, 15

Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura.”

Mc 7, 18-23

Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas no seu estômago e vai para a fossa? Assim, ele declarava puro todo alimento. E acrescentou: O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro e são elas que tornam alguém impuro.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Exame de consciência e Conversão.

Como posso pôr isso em prática?

Reconhecer que ainda não sou santo, não estou pronto e que preciso de conversão. Preciso de Deus para me converter.