Evangelho de São Marcos > Leitura #114

Pertencentes a família de Jesus

Para sermos pertencentes a família de Jesus não basta crer em sua Palavra. É essencial, fundamental colocá-la em prática.

 

Créditos: sedmak by Getty Images

Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?”

Há quem leia este trecho do evangelho e conclua: Jesus tinha muitos irmãos e irmãs, Maria não permaneceu virgem depois do parto e os parentes de Jesus não faziam a vontade de Deus, por isso Jesus considerava seus discípulos “mais família” do que sua mãe e seus irmãos. Mas, como Jesus não entra em contradição, esta conclusão está equivocada!

Jesus, na verdade, se aproveita da situação em que ele está para agregar mais pessoas à sua família, mas também para dizer aos seus que, para ser da sua família, é necessário fazer a vontade de Deus! Maria, sua mãe, fez a vontade de Deus e também José, seu pai adotivo. E permaneceram assim depois do seu nascimento.

Os irmãos e irmãos de Jesus são seus parentes próximos e não irmãos de mesma mãe e pai como Tiago e João, que são filhos de Zebedeu. Quando irmãos de sangue aparecem na bíblia, os textos sagrados não deixam dúvidas a este respeito. Por fim, foi Maria a grande mulher de fé que fez a vontade de Deus e pôs em prática! ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra’.

Leia o trecho em Mc 3, 31-35

Na Bíblia cnbb página 1246

Título: A verdadeira família de Jesus

Princípios eternos

Mc 3, 33-35

Ele respondeu: Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos? E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”