No barco da vida nem tudo é calmaria; e, um dia, a grande tempestade chegará para nos provar a fé. Contudo, se Jesus estiver no barco, não há o que temer.
“Nisso veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia.”
Durante a grande tempestade, os discípulos acharam insuficiente a presença de Jesus no barco, pois Ele dormia. E corremos o risco de viver a mesma coisa no barco da nossa vida. Mesmo sabendo que Jesus está no barco, termos medo, porque Jesus está dormindo e, se Ele dorme, não pode fazer nada. Essa ideia é um erro! Mas a nossa fraqueza nos impede, na maioria das vezes, de ter tamanha fé.
Quando as ondas começam a cobrir o barco, cobrem também a nossa esperança de salvação, de solução para o problema. É nessa hora que precisamos crer verdadeiramente. Quando Deus, apesar de estar presente, dorme no meio da grande tempestade.
Será que Ele não nos salvaria, se não o acordássemos? Se O consideramos tal como Ele é — Deus —, por que seu sono mudaria nossa sorte? O fato é que, como os apóstolos, eu faria o mesmo: clamaria por Jesus, para que me salvasse.
Aprendemos com este trecho que o que faz diferença é Jesus estar presente, ainda que pareça dormir. Quem sabe Jesus não queria que nós mesmos, em Seu nome, ordenássemos a calmaria do mar, para que não incomodasse seu sono e não pusesse em risco as vidas de todos no barco?
Leia o trecho em Mt 8, 23-27.
Na Bíblia CNBB página 1210.
Título: A tempestade acalmada.
*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A presença de Deus é bastante para me deixar seguro.
Como posso pôr isso em prática?
Diante das grandes tempestades, confiar na presença de Jesus, ainda que Ele durma.