Evangelho de São Mateus > Leitura #602

Jesus perdoa os pecados

Jesus perdoa os pecados daqueles que se arrependem de os terem cometido. A desconfiança pode nos levar a conservarmos pecados por causa da falta de fé.

Jesus perdoa os pecados

Crédito: AndreyPopov by GettyImages

Então, os escribas pensaram: Este homem está blasfemando.

Quem conhece esta passagem da cura do paralítico pelo evangelho de São Marcos, estranha a narrativa e sente falta dos detalhes. Mas o que Mateus quer chamar a atenção é para o fato de Jesus ter a autoridade de Filho de Deus e, por isso, pode perdoar pecados.

Aquele paralítico levado na maca até Jesus era um pecador necessitado de salvação como qualquer um de nós, e a maior cura que ele precisava era da alma, então, Jesus perdoa os seus pecados. A Bíblia não diz que Jesus sondou os pensamentos dos que levavam o paralítico nem do paralítico, mas dos escribas.

Então, os escribas pensaram: ‘este homem está blasfemando’”, porque perdoar pecados é uma atribuição divina, e eles não criam em Jesus como Filho de Deus. Mas os amigos do paralítico poderiam ter pensado: tanto esforço e ele não curou nosso amigo. Assim também o paralítico poderia estar na expectativa de sair andando e escutar outra palavra.

O que é que Jesus quer de nós?

Jesus quer ensinar a todos nós que, se alguém tem pecado, ainda que ande, é um paralítico espiritual e não andará no caminho da salvação. Ele quer nos ensinar que é necessário que o Filho de Deus nos perdoe e nos liberte. 

Mas os escribas duvidaram. Jesus pergunta: “O que é mais fácil dizer: Os teus pecados estão perdoados, ou, levanta-te e anda?”. Chamou para si a responsabilidade de ensinar aos que eram incapazes de compreender. O anúncio do evangelho feito pelo Filho de Deus não é parcial, é completo. Se eles não podiam ver, nem tocar no perdão dos pecados, eles podem ver e tocar num ex-paralítico.

Tanto o perdão dos pecados como a cura de um paralítico com a força de sua palavra são atribuições divinas e não humanas. Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados, – disse então ao paralítico – levanta-te, pega a tua maca e vai para casa”. A palavra de Jesus precisa ser acreditada tala como é pronunciada, porque Ele tem autoridade e poder para cumpri-la.

Leia o trecho em Mt 9, 1-8.

Na Bíblia CNBB; página 1211.

Título: O paralítico.

Ordens

Mt 9, 2b.6b

Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!”

levanta-te, pega a tua maca e vai para casa.”

Princípios eternos

Mt 9, 6a

Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A palavra de Jesus precisa ser acreditada tal como é pronunciada, porque Ele tem autoridade e poder para cumpri-la.

Como posso pôr isso em prática?

Exercitar a confiança em Deus e recorrer ao auxílio da Igreja para as coisas que eu não consigo compreender.