A família de Jesus se estende muito além dos laços de sangue, abrange os laços da fé e os laços do Espírito. E todos nos podemos pertencer a esta família!
“Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
A família de Jesus é grande, muito numerosa, mas não de forma natural, não por laços naturais, mas por uma ação sobrenatural. Se cremos que Jesus é Filho de Deus, então, devemos considerar que a sua primeira família é a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. É essa, de fato, a primeira família de Jesus.
Mas a trindade , por amor a mim e a toda humanidade, ampliou a sua graça até nós por Jesus Cristo, o Filho. Assim, graças a Ele, podemos fazer parte da família de Deus. Jesus, no entanto, tem uma família na terra: Jesus, José e Maria. Por Maria, sua mãe, os laços de sangue. Toda carne de Jesus veio de Maria, cem por cento dela!
Assim também seus parentes (irmãos), sua tribo de Judá, têm laços de sangue, de descendência. No entanto, neste trecho do evangelho, Ele nos revela algo precioso que inclui qualquer pessoa no contexto de sua família, mas, por outros laços, os laços da fé. “Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Aquele que crê e vive sua fé, realiza a vontade de Deus e se torna parente de Jesus, família de Jesus. Laços de fé que culminam na filiação gerada pelo Espírito Santo pelo Batismo. Assim são também os laços do Espírito Santo: quando somos batizados, nos fazem filhos adotivos de Deus, porém, igualmente herdeiros de Cristo (Cf Rm 8, 14-17). A generosidade de Deus se estende sobre nós para não perder ninguém.
Leia o trecho em Mt 12, 46-50
Na Bíblia CNBB; página 1217.
Título: A mãe e os irmãos de Jesus.
Princípios Eternos
Mt 12, 48-50
“Ele respondeu àquele que lhe falou: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
E estendendo a mão para os discípulos acrescentou: Eis minha mãe e meus irmãos.
Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Anote em seu diário a mensagem de Deus pra você e como por isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Ser família de Jesus, sentir-se família de Jesus, agir como família de Jesus.
Como posso pôr isso em prática?
Sempre clamar o Espírito Santo em todas as situações.