Evangelho de São Marcos > Leitura #98

A vida a partir do batismo

A vida a partir do batismo é completamente outra para a pessoa, pois a filiação divina eleva incomparavelmente a criatura ao ser filial de Deus.

 

Denis Burkin by GettyImages

 

Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado.”

A partir deste estudo do evangelho de São Marcos vamos procurar oportunamente comparar este evangelho com os outros de Lucas, Mateus e João, pois por vezes estes tem detalhes ou até mesmo narrativas diferentes que enriquecem o nosso conhecimento e compreensão da palavra.

São Marcos narra de maneira bem curta este acontecimento do Batismos de Jesus, mas nós sabemos que no Evangelho de São João, já estudado, encontramos mais detalhes: É João quem testemunha Jesus Cristo. Ele testemunha ter visto o Espírito em forma de pomba descer sobre Jesus e ter sido avisado que este seria o sinal do Messias.

É João quem declara sem medo de errar: Eis o cordeiro de Deus! Contudo, é no Evangelho de São Marcos que vemos pela primeira vez o que os outros evangelistas, Mateus e Lucas, testemunharem é a voz do Pai.

Em uns, esta voz é dirigida a Jesus, em outros aos que testemunham, mas todos escutam e este testemunho do Espírito e do Pai bastam para autenticar o inicio da vida pública de Jesus.

Leia o trecho em Mc 1, 9-11

Título: Batismo de Jesus

Na Bíblia cnbb página 1242

Princípio Eterno

Mc 1, 11

“E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho amado; em ti está o meu agrado.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Há muitos sinas dados por Deus para que se reconheça a sua presença e sua ação. O homem de Deus está atento e capacitado para identifica-los e testemunhar diante dos homens esta verdade como Fez João Batista.

Como posso pôr isso em prática?

Permanecer em Deus é fundamental e a mais importante atitude de fidelidade. Na adoração diária, no estudo da palavra, na oração do terço e na prática da caridade, encontro alguns meios de permanecer sempre perto de Jesus.