Evangelho de São Mateus > Leitura #571

A grande luz do Evangelho

O povo que andava nas trevas viu a grande luz do Evangelho brilhando nas palavras de Jesus. Essa luz jamais se apagará e será salvação para quem crer em Jesus.

#569 A grande luz do evangelho

Créditos: Bohdan Bevz / GettyImagens

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu.”

A luz do mundo é Jesus! A grande luz do Evangelho brilhou sobre a face da terra, a partir da pregação de Jesus que nos convida à conversão. Conversão que se traduz em sair das trevas para a luz, da morte para a vida! Sim, o ensinamento que Jesus veio trazer é justamente isto: luz e vida.

Quem se encontra nas trevas não vê o que está diante dos olhos, embora tenha olhos saudáveis. Ele não pode caminhar com segurança porque não sabe onde está, nem para onde ir, nem sequer onde dar o próximo passo. Jesus é Aquele que traz luz, iluminando todas as realidades de nossa existência, porque a Sua luz não ilumina somente fora de nós, mas, sobretudo, o nosso interior.

A partir de então, Jesus começou a anunciar: Convertei-vos, pois o Reino dos céus está próximo.”

Mas a pregação do Evangelho é também vida, consequência da luz! Porém, para muitos, a vida que Jesus veio trazer é mais do que um sentido para viver ou um ideal, um caminho seguro. É ressurreição porque já estavam como mortos ou condenados a morte.

Mortos pelos vícios, cadeias, amarras de todo tipo, que os tornavam escravos do pecado, de tal maneira que seria melhor estar morto do que viver.

“Jesus veio trazer a vida!” (Jo 3, 16)

É fundamental, no entanto, ouvir a voz de Jesus que anuncia o Evangelho e aderir a Ele. Pois a graça de Deus deve ser aceita livremente pelo coração do homem, e não uma imposição. Nem Deus, que pode, impõe a qualquer pessoa a Sua vontade.

O convite é: creia; e serás feliz. Serás salvo. Terás a vida eterna.

Leia o trecho em Mt 4, 12-17.

Na Bíblia CNBB; página 1204.

Título: Pregação inicial de Jesus na Galileia.

Ordens

Mt 4, 17

A partir de então, Jesus começou a anunciar: Convertei-vos, pois o Reino dos céus está próximo.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Convertei-vos, pois o Reino dos céus está próximo.

Como posso pôr isso em prática?

Aderir cada vez mais a intimamente ao Evangelho, para viver por ele e permitir que ele viva em mim. Sobretudo, na minha oração pessoal, pedir essa graça de me configurar a Jesus Cristo.