Evangelho de São Mateus > Leitura #629

A terra boa do coração

Quando Deus semeia sua Palavra na terra boa, a terra boa do coração, acontece uma revolução! Ao germinar, ela não fica estéril, mas dá muitos frutos.

Crédito: Zoya2222 / GettyImagens

O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.”

Jesus explica a parábola do semeador e revela o poder da sua Palavra na terra boa. Na vida de quem a acolhe e cultiva, os frutos virão! A Palavra é poderosa, mas, se a terra não é boa, não dará os frutos. Deus semeia em todo tipo de terreno, até à beira do caminho! E somente a terra boa pode dar frutos. Há lugares onde a semente até irá germinar, mas não poderá dar frutos. 

É claro que Jesus está falando da terra do coração, que acolhe ou não a Palavra de Deus, que entende à medida em que se entrega humildemente e decide sua vida por Deus, abandonando todas as coisas do mundo por ele. 

Não basta acolher com alegria a Palavra, se meu coração estiver disperso, despreparado, volátil, como as sementes à beira do caminho. A alegria durará o tempo de uma emoção ou de um sentimento e passará com a palavra semeada, porque o diabo a roubará.

Aprofundamento na fé:

Começar “com tudo”, “abraçando o mundo”, mas sem aprofundamento na fé, sobretudo na intimidade com Deus, será como aquele “fogo de palha”: uma grande chama e, pouco depois, só sobrará cinzas! 

Assim como a semente no meio das pedras, o sufocamento do mundo é outra coisa que não permite os frutos, mas somos nós mesmos quem acabamos cultivando os espinhos que nos sufocam, os cuidados do mundo, ficar em cima do muro, amar mais as riquezas e os prazeres.

Mas a terra boa do coração é capaz de render toda espécie de frutos e chegar até a perfeição, cem por um! É a santidade que Ele nos dá, mas não sem a nossa participação e trabalho como a terra boa, como templo, como santuário Seu, onde Ele habita e reina. Dá frutos quem entende de coração aberto e generoso o projeto salvador de Deus, ali o Reino dos Céus cresce!

Leia o trecho em Mt 13, 18-23

Na Bíblia CNBB página 1217-1218

Título: Explicação da parábola do semeador

Princípios Eternos

Mt 13, 18-23

Vós, portanto, ouvi o significado da parábola do semeador. A todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração; esse é o grão que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nas pedras é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega a tribulação ou perseguição por causa da palavra, ele desiste logo. O que foi semeado no meio de espinhos é quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ela fica sem fruto. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a palavra e a entende; este produz fruto: um cem, outro sessenta e outro trinta.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não basta ouvir a Palavra, é preciso ouvir com o coração para que a palavra dê frutos!

Como posso pôr isso em prática?

Fidelidade ao estudo bíblico, ao diário espiritual.