Evangelho de São Mateus > Leitura #587

A vida nas mãos de Deus

Entregar a vida nas mãos de Deus deveria nos trazer segurança, mas nem sempre é assim. Desconfiamos de quem mais nos ama. Mas Ele ensina que podemos nos lançar.

A vida nas mãos de Deus

Créditos: AndreyKrav / GettyImagens

Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.”

Uma coisa é dizer que Deus me ama, outra coisa é viver segundo essa verdade. Encontramos dificuldades para confiar a vida nas mãos de Deus. 

Neste trecho do Evangelho de Mateus, Jesus nos ensina a nos lançarmos confiantemente nos braços do Pai. Nos distingue dos pagãos que não conhecem a Deus porque somos filhos d’Ele. Os filhos confiam no Pai; e o Pai está dizendo por Jesus: não vivais preocupados! Por isso, vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto a vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa?”.

A exortação amorosa de Jesus para que confiemos no Pai em todas as ocasiões segue com duas comparações: os pássaros do Céu e os lírios do campo. Olhai os pássaros do céu, não semeiam nem colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?” E porque ficar preocupados com vossa roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu como um dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está ai e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?”.

Confiança em Deus:

Nos preocupamos tanto e acabamos não tendo confiança em Deus, e sim nas nossas próprias capacidades, ou pior, nas criaturas. Quem dentre vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida?” Esta pergunta de Jesus é essencial  e a nossa resposta é “ninguém pode”. Ele nos faz refletir sobre o que é essencial e nos dá o caminho para a salvação, para além das nossas necessidades momentâneas neste mundo. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo”.

Está claro que Deus não nos quer preocupados com a nossa vida, porque é Ele quem a dá e sustenta. Não viver preocupado não quer dizer “não trabalhar”, quer dizer, antes, confie em Deus, que abençoa você e seu trabalho e que pode dar muito mais do que você merece pelo seu trabalho. Ele quer que confiemos em sua providência, deixemos que Ele nos conduza e nos oriente, assim como aos pássaros do céu e aos lírios do campo.

Leia o trecho em Mt 6, 25-34.

Na Bíblia CNBB; página 1208.

Título: Os lírios do campo.

Promessas

Mt 6, 30

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está ai e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?”

Ordens

Mt 6, 25A.26.28.31.33-34

Por isso, vos digo: ‘não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto a vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo’.”

Olhai os pássaros do céu, não semeiam nem colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles?”

E porque ficar preocupados com vossa roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fiam.”

Portanto, não vivais preocupados dizendo: que vamos comer? Que vamos beber? Com o que vamos nos vestir?”

Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá a sua própria preocupação. A cada dia basta o seu mal.”

Princípios eternos

Mt 6, 25b.26b-27.32

Será que vós não valeis mais do que eles? Quem dentre vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida?”

Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Depender de Deus é uma questão de fé e de coração.

Como posso pôr isso em prática?

Aprenderei a depender, dependendo; são gestos de confiança que precisam ser aprendidos e conquistados.