Quando alguém assume o matrimônio, está ciente de que o casamento é para toda a vida. Mas por que tem sido tão difícil manter a fidelidade até que a morte os separe?
“Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher – fora o caso de união ilícita – faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério.”
Está muito fácil se divorciar hoje! Basta uma briguinha ou desentendimento e pronto, juridicamente é fácil, desde que se queira. Mas o problema é que muita gente se casa despreparada para a vida matrimonial. Não que alguém esteja 100% preparado, mas, pelo menos, pronto para começar e ir crescendo gradativamente como todos os casais saudáveis que se amam.
Despedir uma mulher, antigamente, era como marcá-la com um dilema: tenho carta de repúdio, mas posso me casar novamente. Porém, se fosse novamente repudiada, era considerada impura. Essa situação deixava as mulheres numa situação de extrema vulnerabilidade e dependência em relação aos homens, os quais as submetiam, muitas vezes, a passar a vida toda com homens que as maltratavam para não serem repudiadas.
Jesus veio dar entendimento a esse ‘mandamento’ de Moisés. O repudio é para o caso de união ilegítima, ao que hoje damos o nome de Nulidade matrimonial. É quando a Igreja entende que o matrimônio não aconteceu de fato, porque faltaram requisitos básicos, ou pelo menos, um deles. Mas no princípio não foi assim (cf. Mt 19,3-9).
Sendo assim, as partes estarão unidas com vínculo matrimonial por toda a vida diante de Deus. Mesmo que haja divórcio, para Deus não. A promessa de fidelidade feita no altar pelo casal e confirmada por Deus se mantém, pelo menos da parte de Deus. “Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mt 19,6b)
Leia o trecho em Mt 5,31-32
Na Bíblia CNBB, página 1206
Título: Não repudiar a esposa
Princípios eternos
Mt 5,32
“Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher – fora o caso de união ilícita – faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério.”
Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
O Casamento é para toda vida! Meu casamento é pra toda vida.
Como posso pôr isso em prática?
Amar minha esposa, ser fiel a ela.