Evangelho de São Lucas > Leitura #298

Maria, a mulher do louvor!

Maria, a Mulher do louvor! O Cântico de Maria nos ensina a exaltar o Todo-poderoso. Com Ela, digamos: “Minha alma glorifica o Senhor!”.

#298Maria, a mulher do louvor!

Créditos: _laurent by Getty Images

“Feliz Aquela que acreditou, pois o que Lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.”

Maria foi às pressas visitar a sua prima depois do anúncio do anjo. Para se exibir? Não! Para ajudar a Isabel que estava grávida de seis meses e já idosa. Assim como a gravidez de Maria, era um milagre!

O Antigo Testamento, na velha Isabel, gerava seu último profeta, o Precursor. O Novo Testamento, na jovem Maria, gerava o Salvador, o Filho de Deus!

O anjo avisou a Maria de Sua prima, mas quem avisou Isabel da gravidez de Maria, ainda sem barriga? Percebemos então a presença do Filho de Deus em Maria, que muda todas as coisas. Ela foi coberta pela sombra do Altíssimo e estava cheia do Espírito Santo. Não era, sem dúvida, uma mulher qualquer!

Bastou uma saudação: “Shalom!”, e João, como na profecia, foi batizado no Espírito Santo ainda no ventre de Isabel, estremecendo, pulando em seu seio. Logo Isabel também ficou cheia do Espírito Santo. Veja, Maria carrega esta graça e a leva onde quer que vá. É assim ainda hoje. Ela é a Mãe de Jesus, Mãe de Deus encarnado em seu ventre. Então, o louvor tomou conta do coração e dos lábios de Maria, pois, finalmente, havia alguém com quem compartilhar aquele segredo que estava em seu ventre e aquela alegria que estava em seu coração: “Minha alma engrandece o Senhor, e Meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.

Tenho o privilégio de ter nascido na data desta festa da visitação. Sou filho de Maria, visitado por Ela, batizado no Espírito Santo desde o ventre da minha mãe. Assim, recebo com alegria este presente de Deus na minha vida e na minha consagração na comunidade Canção Nova, a Casa de Maria.

Leia o trecho em Lc 1, 39-56

Na Bíblia CNBB; página 1269-1270;

Título: Visita a Isabel. O Magnificat;

Promessas

Lc 1,48b

“Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez em mim coisas grandiosas.”

Princípios Eternos

Lc 1, 41-45.50

“Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Como mereço que a mãe do meu salvador venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.”

“O seu nome é santo e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sou filho de Maria, visitado por ela, batizado no Espírito Santo desde o ventre da minha mãe. Preciso viver no Espírito todas as realidades da minha vida.

Como posso pôr isso em prática?

Clamado pelo Espírito Santo todos os dias e procurando ouvir a Sua voz me orientando em todas as coisas, em todas as atitudes, me enchendo com seus dons.