Evangelho de São Mateus > Leitura #659

Conflitos entre irmãos

Os conflitos entre irmãos na fé são inevitáveis, mas enfrentá-los de maneira correta faz toda a diferença. Jesus nos ensina como encontrar a reconciliação.

Conflitos entre irmãos

Créditos: AntonioGuillem / GettyImagens

Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele, a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão.

Temos conflitos entre irmãos com frequência, e ainda que tentemos evitá-los, eles sempre acontecem. Jesus tem a receita adequada para a reconciliação entre as pessoas, sobretudo os irmãos na fé.

Não entramos no mérito do problema, mas Jesus dá uma pista bem concreta: “Se teu irmão pecar contra ti”, o que caracteriza algum tipo de mal, é um tipo de conflito entre irmãos que pode gerar grandes marcas, feridas profundas e dolorosas. Situações onde as pessoas não querem mais se falar e que seus corações já não encontram paz para rezar. (Cf Mt 5,23)

O remédio para esse conflito é o enfrentamento da verdade

Jesus ensina todo o caminho. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele, a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo a Igreja ele quiser ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano”.

Se ainda não fizemos isso para buscar a reconciliação, é porque não estamos fazendo corretamente. Mas se assim o fizemos, estamos na graça de Deus e com um coração livre de toda culpa ou amarra decorrente de conflitos entre irmãos. Jesus é misericordioso com o pecador. Ele manda que se faça de tudo pela reconciliação e, no final, com aqueles que não querem ouvir nem mesmo a Igreja, tratar como um pagão ou publicano.

Em outras palavras: não espere que ele seja como irmão para você, mas como uma pessoa que precisa de conversão, de evangelização, mas que está inserido na comunidade, vivendo ao teu lado. O poder da reconciliação entre irmãos é tão grande, que Jesus garante que haverá ligação no Céu do que tiver sido realizado na terra, assim como o contrário também é verdadeiramente garantido.

Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na Terra, será ligado no céu, e tudo que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais: se dois de vós estiverem de acordo na Terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”

A presença de Jesus faz toda diferença. Quando Ele está no meio de nós, podemos confiar que a nossa oração será ouvida pelo Pai. Precisamos estar atentos ao que rezamos, ao que pedimos na oração e esperar a graça se manifestar em nossa vida.

Leia o trecho em Mt 18,15-20.

Na Bíblia CNBB, página 1224.

Título: A correção fraterna e a oração em comum.

Promessas

Mt 18,18-20

Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo que desligardes na terra será desligado no céu. Eu vos digo mais: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles.”

Ordens

Mt 18,15-17

Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele, a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo a Igreja ele quiser ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um publicano.”

Princípios Eternos

Mt 18,18

Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na Terra será ligado no céu, e tudo que desligardes na Terra será desligado no céu.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.