São muitas as oportunidades de pecado, mas Jesus ensina como resistir à tentação com as qualidades do filho de Deus que todos nós devemos ter.
“Jesus lhe disse: Vai embora, Satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto.”
A tentação que Jesus sofreu no deserto e venceu é exemplo para todos os cristãos. Ali, o Filho de Deus é tentado na sua fragilidade carnal, pois estava jejuando há 40 dias! Imagine a fraqueza que Jesus se encontrava! Mas, como diz a Palavra, Ele foi conduzido ao deserto pelo Espírito, e este jamais Lhe faltou. Ele permaneceu no deserto orando por todo esse tempo.
Há grande mérito em Jesus nessa vitória contra Satanás, porque Cristo sofreu na carne o que nós sofremos, todas as necessidades e desejos, mas não pecou. Sendo Deus, mas tendo um corpo frágil como o meu, como resistiu? Ele estava cheio do Espírito Santo, ele orava sem sessar.
O primeiro ensinamento é estar cheio do Espírito Santo, e para isso, orar sem sessar. Mas as respostas de Jesus dizem de um verdadeiro Filho de Deus.
O Filho que confia na providência e não se vende por causa de comida, e assim, ele resiste a satisfazer seu prazer para mostrar-se poderoso e escolhe a piedade e a obediência: “Ele respondeu: está escrito: Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”
Jesus não sede a vaidade
Apesar de ser Filho de Deus, ele não tenta o Pai pondo-O à prova. Jesus não sede à vaidade de dar um espetáculo diante do mundo para mostrar quem Ele é e o que pode fazer. Ele segue o desígnio, o plano de Deus. “Jesus lhe respondeu: Também está escrito: Não porás a prova o Senhor teu Deus.”
E sobretudo, a quem devemos adorar? Jesus deixa claro e, com autoridade de Filho, expulsa satanás, rejeitando todos os bens deste mundo para ficar com o Sumo Bem, que é o amor do Pai. “Jesus lhe disse: Vai embora, satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto”.
Sem intimidade com Deus, somos alvos fáceis. Muitos de nós sequer percebemos a tentação, ou pior, deixamos de acreditar que ela exista e, consequentemente, o autor dela: satanás. Não podemos nos distrair, pois aquele nos tenta deseja a nossa morte e a nossa destruição.
Leia o trecho em Mt 4,1-11
Na Bíblia CNBB, página 1204
Título: A tentação no deserto
Promessas
Mt 4,6b
“Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”
Ordens
Mt 4,7.10
“Jesus lhe respondeu: Também está escrito: Não porás a prova o Senhor teu Deus!”
“Jesus lhe disse: Vai embora, Satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto.”
Princípios Eternos
Mt 4,4
“Ele respondeu: está escrito: Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”
Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Para vencer a tentação, é preciso estar cheio do Espírito Santo.
Como posso pôr isso em prática?
Pedir, pedir, pedir. De manhã, à tarde, à noite. Sempre que lembrar, pedir. Sempre que precisar, pedir. Quando tudo for mais difícil, pedir: Vem, Espírito Santo!