Evangelho de São Mateus > Leitura #570

Jesus ensina como resistir à tentação!

São muitas as oportunidades de pecado, mas Jesus ensina como resistir à tentação com as qualidades do filho de Deus que todos nós devemos ter.

Créditos: by Getty Images / sedmak

“Jesus lhe disse: Vai embora, Satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto.”

A tentação que Jesus sofreu no deserto e venceu, é exemplo para todos os cristãos. Ali, o Filho de Deus é tentado na sua fragilidade carnal, pois estava jejuando a 40 dias! Imagine a fraqueza em que Jesus se encontrava!

Mas, como diz a palavra, Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, e este, jamais lhe faltou. Ele permaneceu no deserto orando por todo esse tempo.

Há grande mérito em Jesus nessa vitória contra Satanás porque ele sofreu na carne o que nós sofremos, todas as necessidades e desejos, mas não pecou. Sendo Deus, mas tendo um corpo frágil como o meu, como resistiu? Ele estava cheio do Espírito Santo, ele orava sem sessar.

O primeiro ensinamento é estar cheio do Espírito Santo, e para isso, orar sem sessar.

Mas as respostas de Jesus dizem de um verdadeiro Filho de Deus.

O Filho que confia na providência e não se vende por causa de comida, e assim, ele resiste a satisfazer seu prazer para mostrar-se poderoso e escolhe a piedade e a obediência: “Ele respondeu: está escrito: Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

Apesar de ser Filho de Deus, ele não tenta o Pai pondo-lhe à prova. Jesus não sede á vaidade de dar um espetáculo diante do mundo para mostrar quem ele é e o que pode fazer. Ele segue o desígnio, o plano de Deus… “Jesus lhe respondeu: Também está escrito: Não porás a prova o Senhor teu Deus.”

E sobretudo, a quem devemos adorar? Jesus deixa claro e com autoridade de Filho, expulsa Satanás, rejeitando todos os bens deste mundo para ficar com o Sumo Bem que é o amor do Pai. “Jesus lhe disse: Vai embora, Satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto.”

Sem intimidade com Deus somos alvo fácil. Muitos de nós sequer percebemos a tentação ou pior, deixamos de acreditar que ela exista e consequentemente o autor dela: Satanás.

Não podemos nos distrair pois aquele nos tenta deseja a nossa morte e a nossa destruição.

Leia o trecho em Mt 4, 1-11

Na Bíblia cnbb página 1204

Título: A tentação no deserto

Promessas

Mt 4, 6b

Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”

Ordens

Mt 4, 7.10

Jesus lhe respondeu: Também está escrito: Não porás a prova o Senhor teu Deus!

“Jesus lhe disse: Vai embora, Satanás, pois está escrito: Amarás o senhor Teu Deus e só a ele prestarás culto.”

Princípios Eternos

Mt 4, 4

Ele respondeu: está escrito: Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Para vencer a tentação é preciso estar cheio do Espírito Santo.

Como posso pôr isso em prática?

Pedir, pedir, pedir. De manhã, a tarde, a noite. Sempre que lembrar, pedir. Sempre que precisar, pedir. Quando tudo for mais difícil, pedir: Vem Espírito Santo!