Evangelho de São Mateus > Leitura #688

Minhas palavras não passarão

Jesus nos alerta para a vigilância quando diz: “Minhas palavras não passarão”. Ele não está apenas dizendo que será lembrado na história, Jesus está garantindo o cumprimento de cada uma de Suas palavras que vão além da história, elas são eternas.

Minhas palavras não passarão

Foto- Wesley Almeida/ cancaonova.com

Neste trecho, Jesus nos revela como deve ser a nossa postura diante de todos os acontecimentos que antecederam a Sua segunda vinda. Ele nos coloca em estado de alerta, sem desespero, mas vigilante!

“Aprendei da figueira a lição: quando seus ramos vicejam e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando vieres essas coisas, ficai sabendo que está próximo, às portas.” Que coisas? As que Jesus acabou de falar em seu discurso para os discípulos: Acontecimentos na natureza, guerras, perseguições etc. Um conjunto de coisas associadas que darão a entender à Igreja que a vinda do Senhor está próxima.

Esta ordem, “aprendei da figueira a lição”, é muito importante para nos manter em alerta, por isso Jesus promete: “Minhas palavras não passarão”. “Em verdade vos digo: não passará esta geração até que tudo isso aconteça. Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão.”

O último versículo nos faz dar ainda mais crédito a essa ordem e a essa promessa. O fato de que somente o Pai sabe o dia e a hora. “Quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai”. É uma prerrogativa exclusiva d’Ele.

Podemos e devemos colocar nossa esperança em Jesus e obedecer às suas ordens, pois Ele garante: minhas palavras não passarão.

Leia o trecho em Mt 24,32-36
Na Bíblia CNBB, página 1233.
Título: A lição da figueira

Promessas
Mt 24,33-34
“Em verdade vos digo: não passará esta geração até que tudo isso aconteça. Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão.”

Ordens
Mt 24,32-33
“Aprendei da figueira a lição: quando seus ramos vicejam e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes essas coisas, ficai sabendo que está próximo, às portas.”

Princípios eternos
Mt 24,36
“Quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso estar atento aos sinais e conhecê-los, pois eles me indicam a proximidade do Senhor, me mantém vigilante e preparado para sua vinda, que pode ser a qualquer momento.

Como posso pôr isso em prática?
Eu preciso de mais tempo de recolhimento em oração pessoal. É isso que me tornará sóbrio e atento à voz de Deus.