Evangelho de São Mateus > Leitura #590

O caminho que leva à vida

Quem não quer estar no caminho que leva à vida? Muita gente não quer. A maioria inconscientemente, e alguns deliberadamente!

#588 O caminho que leva à vida

Créditos Wesley Almeida / cancaonova.com

Como é estreita a porta e apartado o caminho que leva a vida, e poucos são os que o encontram!

Uma coisa que me chama muito atenção é que o caminho que leva à vida está escondido! Portanto, é preciso encontrá-lo! E Jesus disse que são poucos os que o encontram.

Fico me perguntando por que as coisas têm que ser assim, tão difíceis para quem quer se salvar? Não seria melhor se fosse ao contrário? A porta do mal e o caminho da perdição difíceis, para que as pessoas já desistissem de entrar lá? Não.

O caminho se torna tão mais fácil ou difícil dependendo da inclinação do nosso coração. A tendência é dizer que estreito e apertado são sinônimos de difícil; e que largo e espaçoso são sinônimos de fácil. Mas não é bem assim, nem sempre é assim, e em cada fase da caminhada experimenta-se os desafios próprios da escolha feita, assim como os efeitos de vida ou de morte na nossa carne e na nossa alma.

A porta que leva à vida é estreita porque não precisa ser larga, o caminho é apertado porque não precisa ser espaçoso, e está escondido somente daqueles que não creem em Jesus Cristo.

Na condição de pecadores marcados pela concupiscência, vivemos em luta contra nós mesmos e nossos impulsos desenfreados, a fim de que vivamos pelo Espírito e sigamos seus impulsos. Pois o caminho que leva à vida não comporta os procedimentos carnais estéreis; e, pela porta do céu, não passará o entulho do pecado que precisa de espaço para crescer e agir.

A porta larga

A porta e o caminho que levam à perdição são largos e espaçosos porque a tática do diabo é justamente dar ao pecador aquilo que sua concupiscência procura. E o que se percebe neste caminho é uma multidão em aparente festa, mas também alienada, viciada, dependente do material, egoísta, corrupta etc.

E quem entrou por este caminho sem a intenção de se perder, acaba por se perdendo por falta de orientação e por conformidade.

Fica claro que há uma diferença entre as obras da carne a as do Espírito, em Gl 5, 16-26, e que as mesmas são antagônicas. É assim entre a porta da vida e a da morte; e entre o céu e o inferno. Assim, pegar o caminho mais fácil nem sempre é a melhor opção. Jesus disse várias vezes que: para segui-Lo, era necessário pegar a própria cruz e segui-Lo, carregando-a.

O caminho que se estreita para o céu é o da Lei de Deus, de seus mandamentos. Aquele que cumpre os mandamentos tem suas lutas e dificuldades, tribulações e desafios, mas experimenta que o caminho Deus, apesar de estreito, não tem confusão ou briga para ver quer quem vai vencer, e também não está repleto de vícios ou alienações, porque todos são livres e foram libertos por Jesus Cristo.

Leia o trecho em Mt 7, 13-14.

Na Bíblia CNBB; página 1209.

Título: As duas portas e os dois caminhos.

Ordens

Mt 7, 13- 14

Entrai pela porta estreita!”

Princípios eternos

Mt 7, 13b-14

Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva a perdição, e são muitos os que entram. Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos são os que a encontram.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus e como pôr isso em prática.