Evangelho de São Mateus > Leitura #630

O joio e o trigo

O joio e o trigo simbolizam um ensinamento precioso de Jesus, assim como a parábola do semeador. É necessário ouvi-la, pois é essencial para nossa salvação.

Créditos: princessdlaf / GettyImagens

O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora.”

Jesus nos apresenta mais uma parábola do Reino dos Céus: o joio e o trigo. O trigo nós conhecemos bem, ele é alimento, faz o nosso pão tão preciso. É, talvez, um dos alimentos mais importantes de todo o mundo. O pão que se faz com o trigo foi escolhido por Jesus para ser transubstanciado em seu corpo, para nossa comunhão perfeita com Ele!

Mas enquanto o trigo é alimento, o joio é erva daninha! Parecido com o trigo, o joio pode ser confundido, principalmente enquanto ainda é pequeno, mas, depois de grande, é identificado com mais facilidade. Uma espécie de fungo, comum no joio, pode infectar o trigo que está próximo e fazer muito mal aos humanos. Essa situação atormentava os servos que viam o joio crescer em meio ao trigo, mas a ordem do dono da terra foi clara: depois que crescer, vocês podem colher o joio e jogar no fogo; quanto ao trigo, guardarão no celeiro. 

Ora, se o dono da terra tem paciência de aguardar, até o fim, que se revele o joio e o trigo, quanto mais eu, preciso ter paciência comigo mesmo e com os outros para que se definam e se decidam por Deus. Mais ainda: ele não quer perder nenhum trigo, não quer correr o risco de arrancar trigo com joio, quer ter certeza que está retirando somente joio. Somos todos destinados a ser trigo de Deus, e não Joio.

Leia o trecho em Mt 13,24-30

Na Bíblia CNBB, página 1218

Título: O joio e o trigo

Promessas

Mt 13,30b

No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!”

Ordem

Mt 13,30a

Deixai crescer um e outro até a colheita.”

Princípios Eternos

Mt 13,24-29

Jesus apresentou-lhes outra parábola: O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os servos foram procurar o dono e disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio? O dono respondeu: Foi algum inimigo que fez isso. Os servos perguntaram ao dono: Queres que vamos retirar o joio? Não, disse ele. Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo.”

Anote, no seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ora, se o dono da terra tem paciência de aguardar até o fim, que se revele o joio e o trigo, quanto mais eu, preciso ter paciência comigo mesmo e com os outros para que se definam e se decidam por Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Usar sempre de misericórdia e acreditar sempre na conversão das pessoas.