Evangelho de São Mateus > Leitura #673

O poder da oração feita com fé

O poder da oração feita com fé é grande. E Jesus nos ensina que podemos orar assim, mas essa oração com fé é construída no dia a dia da intimidade com Deus. É Ele quem realiza a obra.

O poder da oração feita com fé

Créditos: andreswd / GettyImagens

Vendo, os discípulos ficaram admirados: como é que a figueira secou tão de repente?”

Jesus está caminhando e sente fome. Procura frutos numa árvore que parece estar com frutos, mas não encontra. Imediatamente, ele amaldiçoa a figueira que seca diante dos olhos de todos.

Foi o que causou o espanto aos discípulos, pois nunca tinham visto coisa assim. Eles estavam acostumados aos milagres e curas que devolviam a dignidade às pessoas. Eles viram cegos voltando a enxergar, surdos voltando a ouvir, coxos andando, demônios sendo expulsos.

Mas, naquele dia, algo diferente estava acontecendo. Jesus tinha acabado de fazer um chicote e ter expulso do templo todos os que não se comportavam como verdadeiros adoradores. Agora, Ele buscava figos e só encontrava folhas.

Nos versículos seguintes, Jesus será questionado com relação à autoridade de expulsar as pessoas do templo…

As coisas estão ligadas, e a maldição da figueira é uma profecia a respeito do templo de Jerusalém e de sua destruição, e também é um ensinamento para nós quanto a oração, pois ela é ouvida por Deus, antes, no templo do coração dos seus filhos. Portanto, se, no meu coração, eu não sou um adorador, não o serei na Igreja, em reunião com meus irmãos na fé, não o serei na Santa Missa, na adoração…

É ligado intimamente a Deus que a oração tem força para remover montanhas e secar figueiras. Mas chegar a essas conquistas e milagres da fé é uma graça para quem se torna íntimo de Deus. No entanto, essa intimidade está ao alcance de todos nós quando realizamos um movimento contínuo cada vez mais profundo e decidido em direção ao Senhor.

Leia o trecho em Mateus 21, 18-22.

Na Bíblia CNBB, página 1228.

Título: Maldição da Figueira.

Promessas

Mateus 21, 21-22:

Jesus respondeu-lhes: Em verdade, vos digo: se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que eu fiz com a figueira, mas também, se disserdes a esta montanha: ‘arranca-te daí e joga-te ao mar’, acontecerá. Tudo o que, na oração, pedirdes com fé, vós o recebereis.”

Ordens

Mateus 21, 19:

Ao avistar uma figueira na beira do caminho, foi até lá, mas não achou nada a não ser folhas. Disse então à figueira: Nunca mais produza fruto algum! E, no mesmo instante, a figueira secou!

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Há muitas figueiras que precisam secar e montanhas que precisam ser movidas. E eu preciso que você tenha fé em Mim para realizar estas obras.

Como posso pôr isso em prática?
Um procura constante e profunda de intimidade com Deus, para que meu coração se torne um templo puro e eu seja capaz de confiar no Senhor plenamente, a ponto de realizar Sua vontade e ser ouvido na minha oração pelas causas mais difíceis.