Jesus apresenta dois tipos de homem: o sensato e o sem juízo. Ambos sofrem as mesmas provações na vida, mas somente o sensato suporta e permanece de pé.
“Portanto, aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha.”
O critério que diferencia os homens sensatos dos sem juízo é a prática da Palavra de Deus. Porque ambos ouvem a Palavra, tomam conhecimento do que Deus quer, da direção que Ele nos aponta, dos ensinamentos que vem do céu, mas só o sensato os põe em prática.
Só ouvir a Palavra de Deus e se admirar com ela não nos garante perseverança. É a atitude de colocar em prática o que aprendemos de Deus que nos forma como seus filhos e que nos garante o material para a construção de uma casa forte sobre a rocha firme, que é a Palavra de Deus.
Desde o capítulo 5 de São Mateus, Jesus tem dado ensinamentos preciosos e suficientes para nossa santificação, mas só será santo quem os puser em prática. Só suportará a chuva e o vento quem viver o Evangelho e não apenas conhecê-lo ou considerá-lo belo.
O sensato adere ao evangelho de coração e o transforma em sua vida, seu projeto de vida. O sem juízo ouve a Palavra mas não adere a ela, não observa os mandamentos e não se conforma a Palavra de Deus. Busca o caminho mais fácil e menos doloroso. “Foge da dor, busca o prazer”.
Quem quiser permanecer de pé ao final da provação, que virá para o sensato e para o sem juízo, deve construir a sua casa sobre a rocha, a fim de que sua ruína não seja grande!
Leia o trecho em Mt 7, 24-27.
Na Bíblia CNBB; página 1209.
Título: A casa construída sobre a rocha.
Princípios Eternos
Mt 7, 24-27
“Portanto, aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Deus me chamou para ser um homem sensato.
Como posso pôr isso em prática?
Construir sobre a rocha é viver o Evangelho, realizar a vontade de Deus. Eis o que me esforço para viver.