Evangelho de São Mateus > Leitura #586

O tesouro que ninguém pode roubar

O tesouro que ninguém pode roubar não é deste mundo, é do céu. A decisão de ir ou não para o céu acontece aqui, na Terra. Depende de onde colocamos o nosso coração.

O tesouro que ninguém pode roubar

Créditos: DanBrandenburg / GettyImagens

Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai adiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não pode servir a Deus e ao dinheiro.”

Não vale a pena ajuntar tesouros para esta vida, porque eles não nos farão felizes. Ao contrário, eles nos trarão preocupação de tal modo que não os suportaremos; além disso, corrermos o risco de perdição por causa do apego que o dinheiro provoca. 

Jesus diz claramente coisas muito importantes a respeito da riqueza. Uma que sabemos e outra que só ele poderia nos revelar. A primeira são as riquezas deste mundo, os tesouros da terra. Mas esses são cobiçados pelos ladrões e assaltantes, necessitam de cuidados especiais contra a corrupção do tempo e dos ambientes. O segundo é que podemos ajuntar tesouros no céu. E, lá, ninguém vai roubar, porque no céu não há cobiça, e ninguém vai destruir, porque nada se corrompe ou morre ou acaba no céu.

É loucura apegar-se aos tesouros deste mundo. Mas para quem não tem fé, eles são tudo nesta vida, porque não creem numa outra. E quando creem, é idealizada aos moldes dessa. Mas nós cremos numa vida eterna com Deus, completamente nova, onde Ele mesmo é a nossa maior riqueza, e de tal modo nos supera em tudo, que é impossível prever o bem que será viver ao seu lado.

Para não cair em tentação, é fundamental ter os olhos sobre controle. Eles são responsáveis pelo que cobiçamos. Se os olhos são a luz do corpo, o que vejo pode me lançar na luz ou nas trevas. Para servir a Deus e desprezar o demônio, eu preciso decidir-me, todos os dias, a realizar as obras de Deus e não as do diabo, a começar pelo que vejo.

Leia o trecho em Mt 6,19-24

Na Bíblia CNBB, página 1207-1208

Título: O tesouro, os olhos o dinheiro

Promessas

Mt 6,21-23

Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas, se teu olhos for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas!”

Ordens

Mt 6,19-20.24b

Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam.”

Não poder servir a Deus e ao dinheiro.”

Princípios Eternos

Mt 6, 21-24

Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo é o olho: se teu olho for límpido, ficarás todo cheio de luz. Mas, se teu olhos for ruim, ficarás todo em trevas. Se, pois, a luz em ti é trevas, quão grandes serão as trevas! Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai adiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não poder servir a Deus e ao dinheiro.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Para servir a Deus e desprezar o demônio eu preciso decidir-me, todos os dias, a realizar as obras de Deus e não as do diabo, a começar pelo que vejo.

Como posso pôr isso em prática?

Empenhar-me, cada dia mais, na busca do conhecimento de Deus e vigiar ainda mais sobre o que vejo e cobiço.