Não entrará qualquer um no Reino dos Céus, somente os selecionados. Um julgamento definido pelos atos de uma vida para os maus e justos.
“Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Ai haverá choro e ranger de dentes.”
É infeliz e triste o destino dos maus, os selecionados por Deus terão alegria eterna. Mais uma parábola explicando uma característica do Reino dos Céus: a justiça. Somente entrarão os justos no Reino dos Céus, os maus não.
Na parábola do joio e do trigo diz que o Senhor aguarda até a colheita para separar, assim também os anjos só vem separar os peixes da rede quando ela está cheia. Não há separação prematura, ou seja, todos têm a chance de mudar a própria sorte neste mundo abraçando a justiça e renunciando a maldade para que a salvação de Jesus Cristo tenha efeito sobre si.
Os anjos vão procurar em nós os sinais de justiça para que sejamos os selecionados para o Reino dos Céus. Se praticarmos a justiça, seremos os selecionados. Que justiça é essa? A justiça de Deus! Observar os mandamentos, seguir as orientações da Igreja, e o mais importante: ter uma intenção reta no coração em tudo o que fizer.
Mas, se ao contrário, nos deixarmos seduzir por este mundo e ignorarmos a salvação que nos foi conquistada a preço de sengue por Jesus, nos perderemos, não seremos os selecionados. Escolher as alegrias deste mundo e trocar a vida com Deus por elas, é um não à salvação, ainda que pensemos ser pessoas boas, nosso apego a este mundo nos prende como um navio ancorado. Imagine os convictos do pecado, esses correm grande risco.
Mas, enquanto caminhamos, temos chance de mudar para não experimentarmos o destino terrível dos maus: choro e ranger de dentes.
Leia o trecho em Mt 13, 47-50.
Na Bíblia CNBB; página 1219.
Título: A rede
Promessas
Mt 13, 49-50
“Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Ai haverá choro e ranger de dentes.”
Princípios Eternos
Mt 13, 47-48
“O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam.”
Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso estar entre os selecionados, ser justo.
Como posso pôr isso em prática?
É a busca da santidade diária, a luta diária na oração e na caridade. Hoje, preciso me rever e confessar.