Evangelho de São Mateus > Leitura #658

Para que ninguém se perca

Algumas atitudes podem nos colocar na mira da justiça divina e são tão graves que seria melhor morrer antes de cometê-las, porque o pecado é pior do que a morte.

Para que ninguém se perca

Créditos: jordachelr / GettyImagens

Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos.

Toda ação do Pai é para que ninguém se perca. Ele, com o Filho, tem a atitude de resgate dos seus amados e nada o fará desistir. Ele é capaz de deixar nos morros outras noventa e nove ovelhas para ir ao resgate de apenas uma.

Para ele, não há diferença entre noventa e nove e uma, pois todas têm igual importância. Todas as ovelhas são amadas com a mesma intensidade, uma a uma e todas em conjunto. É um amor que não cabe em nossa cabeça, não bate com as nossas contas de custo e benefício.

Jesus começa com uma pergunta: “Que vos parece?”, ou seja, “O que vocês acham”? Mas Ele não pergunta como se esperasse uma resposta, e sim como alguém que dará a resposta. E a resposta é afirmativa, uma promessa, uma certeza. É assim que Ele age, é assim que eu agirei.

Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.”

A alegria de reencontrar a sua ovelha perdida supera a de saber que há outras noventa e nove em segurança, tamanha a importância de cada uma. Assim, não interessa quem se perca, é amada da mesma maneira. Não se trata de um amor seletivo, mas único, individual, inconfundível, intransferível.

É maravilhoso! Assim, Jesus faz tudo para que ninguém se perca. Ele vai ao extremo da Cruz, do sacrifício, para o resgate de todas as ovelhas do seu rebanho. É assim que Ele nos ama. É assim que Ele me ama.

Leia o trecho em Mateus 18, 12-14.

Na Bíblia CNBB, página 1224.

Título: A ovelha perdidas.

Promessas

Mateus 18, 12-13:

Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.”

Princípios Eternos

Mateus 18, 14

Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos.”

*Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática:

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O critério de importância para a salvação é: quem ninguém se perca. Esse deve ser também o meu critério.

Como posso pôr isso em prática?

Deve estar em minha mente e coração que todas as pessoas são potencialmente alvo da evangelização. E ainda que pareça desvantagem um grande esforço para evangelizar um só, para Deus não é.