A questão não é se vão ocupar seu coração, mas quem vai ocupar seu coração. Não deveríamos ter outra opção senão Deus, mas, infelizmente, podemos errar na escolha.
“Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de estação, e não encontra . Então diz, vou voltar para a casa de onde saí.”
Aí está o grande risco que corremos: quem ocupa o seu coração? Uma catequese importante sobre dar liberdade ao mau. O mau que deixa minha casa pode voltar pior, se eu não a ocupar com o que é de Deus. Veja o que Jesus revela: “Então, diz, vou voltar para a casa de onde saí. Quando chegar, ele a encontra desocupada, varrida e arrumada”.
Uma casa desocupada, esse é o ponto principal e a grande brecha. A casa desocupada! Uma vez que ninguém está ocupado, qualquer um pode entrar, é uma casa sem dono, sem proteção. Na verdade, era o Senhor quem deveria habitar em nossa casa, e entendemos casa como o interior da pessoa, nossa casa não pode ficar desocupada, porque o espírito do mau voltará e com outros sete piores do que ele.
Qualquer um de nós, portanto, que foi livre de um mau, deve urgentemente modificar esse espaço com Deus, o único que realmente pode preenche-lo. É, portanto, necessário que se clame o Espírito Santo de Deus, para que Ele habite em nós todos os dias, mas principalmente os que são maus, por processos de libertação, que a Deus fez, não seja destruído porque deixamos a nossa maravilhosa casa desocupada.
Pertencemos a essa geração?
Enquanto não procedermos assim, ficaremos em um vai e vem em nossa vida e corremos o risco enorme de fazermos uma viagem só de ida, que pode complicar a nossa salvação pessoal. Jesus ainda usa esse ensinamento para alertar as gerações mais atuais: “Assim acontecerá também com essa geração mais atual”. Não é com qualquer geração, é com a geração má.
Podemos viver numa geração má e não pertencermos a ela. Podemos viver neste mundo e não pertencermos a ele. Podemos estar em meio às trevas e, no entanto, sermos a luz. Depois de qualquer libertação, mantenha o seu coração ocupado, com Deus.
Leia o trecho em Mt 12, 43-45
Na Bíblia CNBB; página 1216-1217.
Título: A volta do espírito impuro.
Promessas
Mt 12, 45b
“ Assim, acontecer também com essa geração má.”
Princípios Eternos
Mt 12, 43-45
“ Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de estação, e não encontra. Então diz, vou voltar para a casa de onde saímos. Quando chega, ele encontra desocupada, varrida e arrumada. Então, ele vai e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entram e se instalam ai. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes. Assim, acontecerá também com essa geração má.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso na prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
É necessário estar sempre cheio do Espírito Santo.
Depois de qualquer libertação, mantenha o seu coração ocupado com Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Vinde, Espírito Santo!