Evangelho de São Mateus > Leitura #671

Um jumentinho especial

Um jumentinho especial entrou na história da salvação. Ele ficou famoso por levar Jesus até Jerusalém, cumprindo a profecia a Seu respeito.

Um jumentinho especial

Créditos: Alberto Menendez / GettyImagens

Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta.

Um jumentinho, que nunca tinha sido montado, se tornou importante inesperadamente e ajudou a cumprir uma profecia. Ele se tornou um jumentinho especial.

Quando os apóstolos receberam a ordem de ir buscar aquele jumentinho não faziam ideia do que aconteceria, nem da sua importância. É claro que ninguém estava ali para prestar atenção no jumento, mas ele teve a honra de levar Jesus triunfalmente para a cidade santa: Jerusalém.

Se olharmos para a nossa vida no plano de salvação da humanidade, temos a tendência de nos comparar a um quase nada, de tão grande que é esse mistério. Mas Jesus tem planos para todos nós, se O correspondermos, teremos a nossa função e seremos usados por Ele nos momentos certos para a realização da nossa missão dentro da Igreja.

Podemos nos tornar um “jumentinho especial” quando menos esperarmos. Estar preparado para atender ao chamado de Deus é essencial. O jumentinho, embora pequeno e humilde, estava pronto para Jesus na hora em que ele precisou. Essa deve ser a minha atitude: a prontidão. Se eu estiver pronto para atender ao chamado de Deus, poderei contribuir com o que Ele deseja no processo de salvação de muitas pessoas.

Leia o trecho em Mateus 21, 1-11.

Na Bíblia CNBB, página 1227-1228.

Título: Entrada em Jerusalém.

Ordens

Mateus 21, 2-5:

Ide até o povoado ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-os e trazei-os a mim. E se alguém vos disser alguma coisa, direis: O Senhor precisa deles, mas logo os mandará de volta. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta:

Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso estar de prontidão para atender ao chamado de Deus.

Como posso pôr isso em prática?
Mantendo-me sóbrio, evitando distrações desnecessárias.