21. outubro 2014 · Comentários desativados em Resumo: "A Bíblia no meu dia a dia" (Mons Jonas Abib) · Categories: Sem categoria

Você sabe como fazer o estudo bíblico? A Palavra de Deus, materializada no livro da Bíblia, é uma dádiva para toda a humanidade e para cada um de nós, de maneira muito especial. Contudo, a fim de crescermos em amor com relação à Palavra, é preciso treino e persistência. No livro “A Bíblia no meu dia-a-dia“, Monsenhor Jonas Abib apresenta um excelente método capaz de nos fazer vencedores nessa tarefa. É um “livro de receitas” para todos aqueles que desejam o conhecimento da Palavra de Deus, a intimidade com o seu coração e um encontro verdadeiro com o Senhor. Boa leitura!

Regras de Ouro para Ler a Bíblia

1. Ler a Bíblia todos os dias
Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias. Sem exceção. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também! É necessário. E nos tempos em que vivemos, isso é premente. Assim, como você alimenta o corpo todos os dias, alimente diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus. Se não conseguir ler durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!

2. Tenha uma hora marcada para a leitura
Descubra o melhor horário para fazer o seu estudo diário da Bíblia. Tem pessoas que preferem de manhã, pois não tem outras preocupações e o rendimento é melhor. É um excelente costume, pois já inicia o dia com a Palavra de Deus.
Há outras que preferem durante a noite, nada há de estranho nisso. Fazer isso também tem vantagens: você prolonga a leitura até a hora que quiser e vai dormir com um bom conteúdo em mente. O seu inconsciente vai trabalhar com todo esse material. O importante é descobrir o melhor período para você. E fazer dele a sua hora marcada, sendo-lhe fiel, sem exceções.

3. Marque a duração da leitura
Esta é outra regra de ouro: marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. Seja sério consigo mesmo. É preferível 10 minutos todos os dias, a ser levado pelo entusiasmo de quem começa e não vai em frente.
Se você deseja fazer bem o trabalho que estamos propondo, comprometa-se com meio hora ou quarenta minutos. É claro que não é muito tempo, vejamos só: quanto tempo você gasta no banho? E nas refeições? É mais do que justo gastar ao menos o mesmo tempo para cuidar do espírito.
Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas a fim de fazer com seriedade e constância este trabalho, agora se confessam satisfeitas com o fato de que, passado certo tempo, sentiram um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência. Do mesmo modo, dado o rigor com o qual encararam os 40 minutos, hoje percebe que esse tempo se tornou curto. Elas precisam de mais tempo. O trabalho ficou com gosto de “quero mais”.

4. Escolha um bom lugar
Ter o cantinho da gente é muito bom. E não precisamos de nada especial; o quei mporta e contar com um lugar tranqüilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Faz bem ir todos os dias para o nosso cantinho e nele fazer o nosso trabalho com a Bíblia.
Mas lembre-se: o lugar é uma coisa secundária. Ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado. Importante mesmo é fazer a nossa tarefa com dedicação e amor. Se em um dia não der para fazer o trabalho no local e horário marcado, não tem problema. O importante é não deixar de ler a Bíblia e de fazer o Diário Espiritual.

5. Leia com lápis e caneta na mão
Repito: não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. Eu até gosto de ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma, ora outra. Isso ajuda; põe trechos em destaque, diferencia.
Não tenha medo de riscar sua Bíblia. Isso ajuda e facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente, no coração.

6. Faça tudo em espírito de oração
Você não está apenas estudando a Bíblia; você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus Vivo, que fala a você.
Trata-se de um diálogo: você escuta, você acolhe, você se toca, se sensibiliza, e responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também!
O principal interesse de Deus não é fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instruir você. Quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha numa atitude de expectativa. Deus tem algo bem pessoal e concreto para lhe dizer!

Leia também: Estudo bíblico: como fazer um diário espiritual?

Por que um Diário Espiritual escrito?

Leia este testemunho; os fatos falam mais do que as palavras:
“Antigamente, eu ‘bicava’ lá e cá a Sagrada Escritura. Gostava sim, e tirava ensinamentos. Hoje, porém, eu vejo como permanecia na periferia. Sinceramente, era bem superficial o gosto e o conhecimento que eu tinha da Palavra de Deus. Hoje, porém, depois de pouco tempo, posso perceber como fui me aprofundando dia por dia, como fui apurando o meu gosto pela Palavra: como cresceu o meu conhecimento. A cada dia a Palavra me desfia, e isto me obriga a avançar. É uma aventura espiritual.

A maior graça, porém, é saber que os ensinamentos não permaneceram na cabeça. Não, eles desceram e impregnaram em toda vida. Hoje eu sinto a Palavra inteirada na minha ida. Na minha maneira de pensar, nas minhas atitudes, nas minhas conversas… em tudo! Sou jovem, e posso dizer que, como Jesus adolescente, estou crescendo dia a dia em estatura, em sabedoria e em graça diante de Deus e diante dos homens. Glória a Deus!”

Resumidamente podemos dizer que o Diário:

  1.  É uma excelente maneira de registrar as revelações recebidas diariamente da Palavra de Deus. É um tesouro que não se pode perder.
  2. Cria em nós uma saudável atitude de expectativa. Ficamos atentos e de coração aberto. A mensagem de Deus é viva! Temos certeza e por isso esperamos.
  3. Ajuda-nos a verificar a nossa própria fidelidade, a sermos sérios e honestos com relação a nós mesmos.
  4. Facilita a revisão. Revisão semanal. Revisão mensal. Cada revisão é um passo a mais na conquista do verdadeiro conhecimento da Palavra.
  5. Apresenta-nos uma boa avaliação do nosso progresso, o que nos dá coragem e entusiasmo para prosseguir.

Assuma um compromisso com Deus

Um grande missionário, homem de Deus, aquilo que se pode chamar de um “bom operário” do Reino, revelou o seu segredo:
“ – Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã e nunca abro exceções.”
Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:
“ – Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: ‘Sem Bíblia não tem café.’ Houve dias em que não consegui ler a Bíblia e trabalhar com ela logo de manhã.
Mas eu disse para mim mesmo: ‘Bem, se não tive tempo para ler a Bíblia, não tenho tempo para tomar café… e até logo’.”
“ – Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café… Foi uma grande graça para a minha vida.

Fonte: Extraído de “A Bíblia no meu dia a dia” de Monsenhor Jonas Abib. Adquira em http://loja.cancaonova.com 

Leia também: Por que fazer o estudo da Palavra de Deus?

Saiba mais sobre este tema aqui, aqui e adquira o livro

Que Deus te abençoe!

Um abraço,
Cleber Rodrigues