1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #738

Cristão sem discernimento

Por diversas vezes, o cristão sem discernimento se torna a barreira na fé para outras pessoas. Apesar de ter conhecimento, ele pouco ama. Na sua liberdade, expõe ao erro os de consciência fraca.

#738 Cristão sem discernimento

Créditos: pcess609 by Getty Images

Mas o conhecimento incha; o amor é que constrói. Se alguém pensa que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como se deve conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, então é conhecido por ele!”

O problema das carnes oferecidas aos ídolos que alguns cristãos comiam estava gerando problemas entre os que eram novos na fé, mas por quê? Porque enquanto uns têm a consciência de que tais ídolos não existem de fato, mas são invenção humana, portanto, não têm poder algum de consagrar ou contaminar nada, outros que acreditam na existência de tais forças, ficaram escandalizados com o fato de cristãos comerem aquela carne, ficaram escandalizados pela falta de discernimento dos irmãos na fé.

Paulo tem clareza: “Yma questão de alimento não nos aproxima de Deus; se não o comermos não teremos nada de menos e, se o comermos, não teremos nada a mais. Mas cuidado para que vossa liberdade não se torne ocasião de queda para os fracos.”

Temos plena consciência de que não existe outro Deus senão Jesus Cristo: “Para nós existe um só Deus, o Pai, do qual vêm todos os seres e para o qual nós existimos. Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por Ele.”

No entanto, existem crenças hoje que invocam forças e ídolos contrários ao nosso Deus. Crenças que não só oferecem sacrifícios e comem carnes, mas têm ainda muitos outros hábitos, usam amuletos, tatuagens e roupas que identificam os que assim creem. Essas forças têm origem em satanás, o inimigo de nossa salvação. E há cristãos sendo enganados, desviados e induzidos por essas crenças, usando tais amuletos, realizando tatuagens, usando roupas e cortes de cabelo, contaminando-se espiritualmente sem saber. Cuidado!

Nossa fé não precisa dessas coisas

Sobretudo no movimento carismático, vemos e atendemos muitos casos em que cristãos chegam para receber oração em um estado triste, grave e delicado de contaminação espiritual, por usarem e acreditarem nessas crenças. Por vezes, a libertação é dolorosa e demorada. Não corra esse risco absolutamente desnecessário. Procure limpar o coração e a alma regularmente por meio da vivência dos sacramentos.

Leia o trecho em I Cor 8.

Na Bíblia CNBB; página 1406-1407.
Título: As carnes sacrificadas aos ídolos.

Ordens

I Cor 8, 9-10

Mas cuidado para que vossa liberdade não se torne ocasião de queda para os fracos. Pois, se alguém que tem a consciência fraca te enxergar, a ti que tens conhecimento, comendo num templo de ídolo, será que sua consciência não será induzida a comer carne oferecida aos ídolos?”

Princípios Eternos

I Cor 8, 1b-6.12

Mas o conhecimento incha; o amor é que constrói. Se alguém pensa que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como se deve conhecer. Mas, se alguém ama a Deus, então é conhecido por ele! Quanto a comer as carnes oferecidas aos ídolos, sabemos que no mundo não existe nenhum ídolo e que não há outro Deus senão o Único. E mesmo que houvesse pretensos deuses quer no céu, quer na terra – e, de fato, ‘existem’ muitos deuses e muitos senhores – para nós existe um só Deus, o Pai, do qual vêm todos os seres e para o qual nós existimos. Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por ele.”

Pecando assim contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra cristo que pecais.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tenho necessidade de nada fora da minha fé. E, mesmo que haja conhecimento e liberdade para usar desse ou daquele bem, se for escandalizar, prefiro não ter.

Como posso pôr isso em prática?

Discernimento. Jamais tomar decisões duvidosas sozinho e lembrar sempre de que as pessoas esperam de mim um testemunho de fé autêntico. Muitas dependem dele para permanecerem no caminho da salvação.