1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #739

Cristão sem disciplina nunca será santo

Cristão sem disciplina nunca será santo, pois a sua luta não depende somente da graça de Deus, mas também de seu esforço humano para educar a própria carne.

#739Cristão sem disciplina nunca será santo

Crédito: Hispanolistic by GettyImages

Por isso corro, não como às tontas. Eu luto, não como quem golpeia o ar. Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a mensagem aos outros, eu mesmo seja reprovado.”

Alguém já deve ter ouvido as frases: “Sem disciplina não há santidade”* e “A disciplina gera santos”; pois bem, aqui está uma passagem que fala desta realidade. Não basta somente eu ser um anunciador do Evangelho, até mesmo apóstolo para que eu seja salvo. A minha salvação não depende do que faço para Deus ou em nome d’Ele. Isso é secundário, pois Deus pode salvar as mesmas pessoas por meio de outros anunciadores se Ele assim julgar melhor. Mas usando de mim para anunciar, Ele quer me salvar primeiro, quer me salvar também. Por isso não posso descuidar da minha conversão nem do meu processo de santificação.

A pequena parábola do atleta revela bem o que precisamos fazer: não somos pessoas que se esforçam sem sentido, sem direção, sem objetivo.

Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem para conseguir uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível.”

Portanto, à medida que vamos amadurecendo na fé, vamos também mudando as nossas atitudes a fim de que não corramos o risco da perdição, ainda que estejamos na Igreja. Não podemos perder o foco! Não podemos fazer por fazer, cantar por cantar, pregar por pregar, ajudar por ajudar, muito menos ainda fazer por vanglória.

*frase de Dom Gambino, SDB.

Leia o trecho em I Cor 9,24-27

Na Bíblia CNBB, página 1408
Título: O exemplo do atleta

Ordens

I Cor 9,24

Acaso não sabeis que, no estádio, todos correm, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio.”

Princípio Eterno

I Cor 9,25

Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem para conseguir uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Sem disciplina não há santidade. Não posso fazer nada por fazer. Tenho que manter o foco.

Como posso pôr isso em prática?

Uma vida de oração ativa e na busca de profundidade, e uma vida apostólica ativa e humilde.